Quênia anunciou que importará 1,5 milhão de t de arroz e milho
(Por Planeta Arroz) O governo queniano permitirá que industriais e comerciantes importem 1,5 milhão de toneladas métricas de milho e arroz isentos de impostos para cobrir o déficit alimentar no país. Serão importados um total de 900.000 toneladas métricas de milho branco e 600.000 toneladas de arroz de fevereiro a agosto do próximo ano.
Em nota pública, o secretário-chefe do Departamento de Estado para o Desenvolvimento de Culturas, Kello Harsama, afirmou que a isenção de impostos se aplicará ao milho branco e ao arroz branco importados para o país até 6 de agosto de 2023, quando será colhida a próxima safra.
O arroz branco também deve ser de grau um, seco, limpo, saudável e uniforme em tamanho, cor e forma. A maior porte será originada na Ásia. “Deve estar livre de sabores anormais, mofo, azedo ou outro odor indesejável, cheiro desagradável e descoloração e também deve estar livre de microrganismos e substâncias originárias de microrganismos, fungos ou outras substâncias venenosas em quantidades que possam constituir um perigo para saúde humana”, disse.