Qulombolas promovem a V Festa de Celebração da Colheita do Arroz

 Qulombolas promovem a V Festa de Celebração da Colheita do Arroz

Oryza glaberrima é variedade trazida pelos escravos africanos para o Brasil

O evento acontecerá na sede da Comunidade do Quilombo de São Miguel dos Pretos, no Km 100 da RST 149, em Restinga Sêca (RS), no próximo sábado, 5 de maio, a partir das 11h, destacando o oryza glaberrima.

O arroz quilombola, oryza glaberrima, foi o primeiro arroz cultivado no Brasil, em torno de 1.600. Trazido pelo negros africanos, tradicionais orizicultores. O arroz era exportado para a Europa e garantia a sobrevivência e seus laços afetivos com a sua terra. Em 1760 foi proibido pela Corôa Portuguesa seu cultivo no Brasil. Mas os negros continuaram seu cultivo nos quilombos do Norte e Nordeste brasileiro.

Sua semente foi resgatada e hoje está sendo cultivado nos quilombos gaúchos, com apoio técnico da Emater/RS e outras instituições.

Desde 2007, em parceria com comunidades quilombolas do Litoral Norte gaúcho, a Cooperativa Alternativa de São Miguel Ltda (Coopasa), de Restinga Sêca (RS), está cultivando o arroz quilombola numa estratégia de, também, gerar renda e autonomia econômica.

"A Coopasa teve a incumbência novamente este ano de celebrar a sua colheita e iniciará este ano a tarefa de comercialização", diz Vera Lúcia Lima, presidente da Coopasa.

O evento acontecerá na sede da Comunidade do Quilombo de São Miguel dos Pretos, no Km 100 da RST 149, em Restinga Sêca (RS), no próximo sábado, 5 de maio, a partir das 11h. O almoço com arroz quilombola terá o valor de R$ 20,00 com o objetivo de também angariar recursos para que seja finalizada a construção do espaço de beneficiamento do arroz e a instalação do silo doado pela Prefeitura de Restinga Sêca.

Depois do almoço, estão programadas duas palestras, sobre "Arroz quilombola – da produção à comercialização" e "Futuro e perspectivas da cooperativa Coopasa".

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter