Raios também causam perdas no arroz
(Por AgroDados/Planeta Arroz) Quando se trata de diagnosticar problemas no arroz, os agricultores têm muito por onde escolher, incluindo doenças, secas, inundações, insetos, saúde do solo e ervas daninhas. No entanto, Jarrod Hardke, agrônomo de extensão de arroz da Divisão de Sistemas da Universidade de Arkansas, está adicionando uma nova possibilidade à lista: raios, ou relâmpagos.
Em seu episódio “Rice and Advice” no YouTube e Instagram, Hardke mostrou um pedaço de arroz jovem de formato estranho que parecia ter solo mais rachado e descoberto do que arroz, de acordo com um comunicado à imprensa.
“Logo de cara, você pode ver que o arroz nesta área definitivamente tem um problema”, disse ele. Chegando mais perto e apontando para algumas plantas enegrecidas, citou: “Esta lavoura parece uma estrutura crocante”.
Hardke disse que o formato irregular da área afetada “pode ser explicado pelo raio que a atinge quando há água no campo”.
Frequentemente, quando um raio acontece em um campo de arroz sem água, o padrão resultante é “mais uma aparência circular geral para a área afetada. Bem no centro, haverá talvez um círculo de 30 ou 60 centímetros que se parece com uma pequena mancha queimada e cheia de feno no meio de um alvo.”
Mas se atingir água parada, “não há como dizer em que direção irá”, disse ele. A profundidade da inundação e muitos outros fatores vão mudar o impacto sobre o arroz e tudo o que o rodeia. “É realmente apenas uma daquelas esquisitices”, disse Hardke.