Recordes em evidência

 Recordes em evidência

Embaixadores africanos buscaram tecnologias e grãos para seus países

Expoarroz comemora resultados e reforça foco
na tecnologia para
sua volta em 2021
.

 A tecnologia foi tônica da sexta edição da Expoarroz, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de maio, no Centro de Eventos Fenadoce, em Pelotas (RS). A edição deste ano, que incorporou a expressão Tech ao nome, apresentou as novidades de seus mais de 100 expositores, também aplicadas durante os seminários e painéis com a adoção da palestra em que os participantes acompanharam os conteúdos por meio de fones de ouvido no auditório principal da Expoarroz.

“Ao longo dos três dias, foram mais de 24 horas de conteúdo voltado para o setor distribuído entre palestras, oficinas, seminários e painéis”, avaliou o coordenador da feira Guilherme Schuch, apontando que a tecnologia gerou o dobro de tempo e conteúdo na programação, trazendo ainda o ganho de networking entre os espectadores e visitantes.

E os números positivos não param por aí, na avaliação do coordenador. O volume de negócios estimado para os meses subsequentes à feira chegou à projeção de R$ 85 milhões. O público também foi recorde: 14,5 mil pessoas. “A Expoarroz 2019 superou as expectativas”, aponta Schuch, ao relatar os três dias de negociações intensas e com resultados tanto em nível nacional quanto internacional para o setor.

O ambiente destinado aos expositores foi ampliado em 15% e as indústrias apresentaram suas novidades tecnológicas para a linha de produção de grãos. Na Zaccaria, a grande novidade foi um classificador de perfil para arroz e grãos como o feijão e o milho com capacidade para 3 toneladas por cilindro, explicou o vendedor técnico Claudenir Duz. Com 94 anos, a Zaccaria é uma marca consagrada junto à indústria de arroz, presente em 80% das linhas de beneficiamento do grão.

Entre as novidades apresentadas pela Satake esteve o brunidor de alta produção, usado para polir o arroz, com capacidade para 10 toneladas por hora. A primeira unidade foi adquirida pela Cerealista Albaruska Ltda, de São Borja. Em visita ao estande, o fundador da empresa, Nélson Lendero, e o filho Gilberto Lendero foram conhecer mais o trabalho da empresa, sendo recebidos pelo gerente administrativo comercial Shinji Nakagawa. Segundo ele, a Expoarroz é uma grande vitrina para a tecnologia da Satake, que está presente em outros países como Estados Unidos, Austrália, Índia, Japão, Tailândia e China.

INTERNACIONAL

A feira é também uma excelente oportunidade de relacionamento com os mercados internacionais. Segundo Schuch, representantes de 15 países mantiveram contato direto com expositores na prospecção de negócios. Entre eles estavam os embaixadores de países africanos que visitaram no segundo dia os estandes de algumas indústrias de arroz e de tecnologia de beneficiamento para conhecer mais de perto os produtos oferecidos. Passaram pela Expoarroz, os embaixadores do Quênia, da Namíbia e da Tanzânia.

De acordo com a responsável pelos contatos internacionais da feira, Luiza Bretas, participaram da rodada de negócios representantes de seis países: Colômbia, Chile, Uruguai e os três africanos. O interesse foi por arroz brasileiro e também por maquinário de alta tecnologia para modernização ou instalação de unidades de beneficiamento.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter