Redução insignificante

 Redução insignificante

Pré-germinado: clima tem menor interferência no plantio em SC

Mesmo com recuo
de 0,8%, produção
de Santa Catarina se manterá acima de
1 milhão de toneladas
.

O plantio da safra de arroz 2012/13 em Santa Catarina está bem mais adiantado do que nas lavouras gaúchas, uma vez que, até o final de outubro, tinham sido semeados mais de 80% dos 150 mil hectares da área total a ser cultivada. De acordo com o primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra brasileira 2012/13 de arroz, divulgado no início de outubro, a produção no estado deverá recuar 0,8%, totalizando 1,068 milhão de toneladas. A produtividade média esperada é de 7,4 mil quilos por hectare.

Na avaliação do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, trata-se de uma redução insignificante, já que a produção anual se mantém na faixa de 1 milhão de toneladas, mesmo apresentando pequenas variações a cada período. “Nas últimas safras, as estimativas de área plantada com o cereal apresentam-se praticamente estáveis. Mesmo que os produtores quisessem expandir suas lavouras, isso não seria possível. A fronteira agrícola para a exploração da rizicultura, no estado, está praticamente esgotada. Mas consideramos, para efeitos de cálculo, as cerca de 300 mil toneladas produzidas por agricultores catarinenses no RS”, ressalta.

O presidente da Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja), Vanir Zanatta, também demonstra otimismo em relação à próxima safra. “O plantio está praticamente encerrado na maioria das regiões. No ano passado, o clima ajudou, o inverno foi adequado e a safra foi uma das melhores que colhemos nos últimos anos. Os preços estão bons, não imaginávamos, no começo da colheita, que pudessem chegar a R$ 40,00 a saca. Então, quem conseguiu segurar um pouco de arroz teve uma ótima rentabilidade”, frisa. A expectativa para esta nova safra também é muito boa em razão de todos estes fatores se mostrarem favoráveis. Esperamos que lá na colheita os preços se mantenham pelo menos acima dos R$ 30,00”, acrescenta.

Para o gerente de Negócios da Cooperativa Agropecuária de Tubarão (Copagro), Aclis Fortunato, a expectativa é de uma safra igual ou maior à colhida este ano, já que a área plantada, estimada em 150,1 mil hectares, não deverá sofrer alteração alguma. “São áreas sistematizadas, que não permitem o cultivo de outra cultura além do arroz, então as variações que podem ocorrer são em função do clima, da produtividade, mas nada que altere muito este quadro”, observa.

FIQUE DE OLHO
Com esse desempenho, SC se mantém firme no ranking dos maiores estados produtores de arroz com a segunda posição, logo atrás do Rio Grande do Sul e à frente do Maranhão, que ultrapassou o MT na última safra. Vale lembrar que Santa Catarina foi o único estado que não apresentou queda na produção de arroz na safra 2011/12, fechando as contas em 1.077 mil toneladas, uma das maiores e melhores safras de sua história.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter