Região Central realiza Dia de Campo Regional na próxima quinta-feira
Evento em parceria com o Sindicato Rural de Cachoeira do Sul será aberto ao público, as inscrições serão realizadas no local, das 7 às 10 horas.
Os tradicionais Dias de Campo nas regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul realizados pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com Associações dos Arrozeiros e Sindicatos Rurais estão previstos para ocorrer no primeiro trimestre deste ano.
O Dia de Campo na Região Central acontecerá dia 25 de janeiro (quinta-feira) na Estação Regional de Pesquisa do Irga, na Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul. O evento é em parceria com o Sindicato Rural de Cachoeira do Sul e será aberto ao público (produtores de arroz, pecuaristas, sojicultores, estudantes, técnicos), as inscrições (gratuitas) serão realizadas no local, das 7 às 10 horas. Os organizadores solicitam de forma voluntária que cada participante leve um quilo de alimento não-perecível, os mantimentos arrecadados serão destinados para uma instituição (ainda não definida) do município.
O tema desta edição é “Produtividade e Renda nos Sistemas Integrados de Produção”, a expectativa de público é em torno de 800 pessoas. Pela manhã, o roteiro inclui quatro estações técnicas que abordaram os principais pontos para se obter manejo satisfatório para a lavoura, o período ideal para a semeadura das cultivares objetivando menores custos entre o preparo e o plantio do grão. São elas: Manejo entressafra e Preparo antecipado; Manejo de plantas daninhas; Projeto 10+ e Soja 6.000.
Haverá almoço, o cardápio será carreteiro do Irga e feijão, e sobremesa arroz de leite, ambos preparados pela equipe gastronômica da autarquia. Durante a tarde as oficinas técnicas terão uma abordagem mais prática possibilitando os produtores aplicarem os conhecimentos vistos nas estações técnicas, visualizando o desenvolvimento das raízes, por exemplo. Serão cinco oficinas: Manejo de soja para terras baixas; Sistema de semeadura direta em arroz; Equipe Simularroz; Manejo de adubação e Culinária a base de arroz (Provarroz).
Para o engenheiro agrônomo Pedro Trevisan, responsável pela Coordenadoria Regional da Depressão Central do Irga, o evento é de suma importância, pois, oportuniza aos produtores conhecer novas tecnologias e manejos adequados para aplicarem nas lavouras, assim aumentando a produtividade e rentabilidade.