Relatório do USDA reduz os rendimentos de campo, aumenta os estoques
(Por US Rice Producers) Em uma semana dominada por eleições de meio de mandato, o mercado de arroz avançou de forma tranquila, sem notícias significativas o suficiente para superar as pesquisas e os resultados eleitorais. Mas houve uma divulgação do relatório mensal de oferta/demanda do USDA e, como esperado, forneceu uma perspectiva sombria para o próximo mandato. Temos vindo a discutir aqui a forte queda nas exportações nesta campanha de comercialização, e isso infelizmente foi agravado pelo aumento das importações também (tipicamente arroz jasmim e basmati).
Houve uma redução nos rendimentos de campo para ajudar a reduzir a oferta, mas não o suficiente, pois o USDA aumentou os estoques finais em 2,3 milhões de cwt (cwt=45,36kg), até 23,2 milhões de cwt. Este é um aumento de estoques em 11%.
No físico, o Arkansas tem condições semelhantes às da semana passada; existem algumas ofertas por aí, mas não em grandes volumes. Houve um salto no mercado de futuros, mas não de forma significativa. O Mississippi está relatando chuvas bem-vindas que ajudarão a aumentar o tráfego de barcaças mais uma vez, o que é uma boa notícia para mais do que apenas a indústria de arroz. Louisiana tem relatos de barcos de arroz indo para o México, com algum atraso no mais recente relatório.
Na Ásia, o mercado continua firme onde esteve nas últimas semanas. A Tailândia tem um preço de $ 425 pmt, o Vietnã a $ 430 pmt e a Índia a $ 380 pmt. É convenientemente “business as usual” em grande parte do mundo do arroz, talvez exceto por alguns comerciantes que tentam descobrir os pontos mais delicados da tarifa indiana.
Uma rápida atualização sobre a possível greve ferroviária mostraria que a crise foi evitada mais uma vez, desta vez estendendo o “período de reflexão” até 4 de dezembro. A data original era 19 de novembro . Isso proporciona mais tempo para chegar a um acordo entre todos os sindicatos e, esperançosamente, encontrar um ganho para toda a cadeia de suprimentos.
O relatório de vendas de exportação do USDA mostra vendas líquidas de 37.500 MT esta semana, que foram principalmente para o Canadá (17.700 MT), Reino Unido (10.400 MT), Haiti (7.100 MT, incluindo reduções de 100 MT), Guatemala (900 MT), e El Salvador (500 MT). As exportações de 33.400 MT foram principalmente para o Haiti (22.100 MT), México (3.700 MT), Canadá (2.700 MT), Coreia do Sul (2.700 MT) e Jordânia (700 MT).