Remodelação de R$ 360 milhões
Na cerimônia, o governador destacou o trabalho conjunto com a Assembleia na aprovação de medidas anticíclicas para amenizar o impacto da seca, especialmente para médios e pequenos agricultores, e a prorrogação de vencimentos dos arrozeiros.
Ao lançar a Expointer 2012, ontem, na Capital, o governador Tarso Genro disse que o parque Assis Brasil, em Esteio, deve ter a vida modificada a partir da sua remodelação, o que lançará a feira a outro patamar. A expectativa está alicerçada no projeto apresentado pela consultoria M.Stortti, contratada por Simers, Farsul e ABCCC. A estimativa é que a mudança de gestão, que permitirá eventos mensais no parque, demande R$ 360 milhões.
O estudo, nas mãos do governador, aponta para criação de um fundo de investimento e para a captação de financiamento externo. "Estamos formatando um plano de gestão que dê mais agilidade e dinâmica à administração", explicou o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. Dependendo da avaliação de Tarso, o projeto de lei pode ser encaminhado à Assembleia Legislativa neste mês. A expectativa é apresentar o projeto de parceria público-privada na Expointer.
Na cerimônia, o governador destacou o trabalho conjunto com a Assembleia na aprovação de medidas anticíclicas para amenizar o impacto da seca, especialmente para médios e pequenos agricultores, e a prorrogação de vencimentos dos arrozeiros. Ainda assim, o governo não escapou de cobranças.
Segundo o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, inúmeros encaminhamentos foram feitos para equiparação de ICMS das cadeias produtivas, mas até agora nada aconteceu. Sperotto espera ainda que, com interlocução do governador, ações federais para resolver o endividamento rural possam sair até a Expointer.
Já o presidente do Simers, Cláudio Bier, pediu ajuda de Tarso para que ele mostre à presidente Dilma Rousseff o tamanho do problema em relação à Argentina. Além da perda de empresas para o país, o empresário cita como principal preocupação a competitividade. "O governo argentino dá 14% de bonificação para quem exporta para qualquer parte do mundo." Bier teme que, sem medidas adequadas, ocorra no setor o desmonte observado na indústria calçadista.
Vagas extras nos estacionamentos
A contratação de organizadores de estacionamento permitirá que a Expointer garanta a ocupação de 10 mil vagas disponíveis para veículos. Segundo o diretor do parque, Telmo Motta, cerca de 1,5 mil espaços eram perdidos, especialmente nos portões 15 e 16, devido à falta de orientação ao motorista. Em caso de lotação, placas informativas serão colocadas no trevo de acesso ao parque e na avenida Independência, evitando que os veículos encontrem portões fechados. O Simers também está concluindo a ampliação, em 20%, da capacidade do estacionamento com acesso por estes portões. Serão mais 2 mil vagas, exclusivas para veículos de associados ao sindicato.