Representante da FAO fala amanhã na Fenarroz

A importância do arroz no esforço para fornecer alimento para 840 milhões de pessoas desnutridas do planeta será apresentada nesta quarta-feira, na Fenarroz, pelo representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, José Tubino.

A importância do arroz no esforço para fornecer alimento para 840 milhões de pessoas desnutridas do planeta será apresentada amanhã, quarta-feira, pelo representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, José Tubino. A palestra será a partir das 13h30min, na Fenarroz, evento que ocorre até domingo em Cachoeira do Sul (RS).

“É até difícil de acreditar, mas um número de pessoas três vezes maior que a população do Brasil passa fome e 840 milhões são desnutridos”, observou Tubino hoje, enquanto visitava o parque da Fenarroz. O representante da FAO no Brasil disse que o Rio Grande do Sul tem um papel importante na luta contra a fome, pois os gaúchos produzem pouco mais de 50% do arroz brasileiro e estão trabalhando para aumentar esta produção.

Tubino antecipou que irá falar amanhã sobre o Programa Fome Zero e o apoio da FAO, sobre a Conferência Internacional do Arroz e sobre o Ano Internacional do Arroz, tema central da sua palestra. “Até 2030, o mundo terá que ter uma produção de arroz 38% maior. Todos os países podem aumentar a produção, mas alguns estão deixando de plantar em razão do baixo preço, como em Camboja”, observou.

HOMENAGEM

A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) fez hoje uma homenagem para José Tubino, entregando-lhe o troféu O Touro, símbolo da BBM. O reconhecimento foi entregue pelo vice-presidente da BBM no Rio Grande do Sul, Ronaldo Carvalho.

José Tubino tem 56 anos e é o único representante da FAO no Brasil. Ele é natural do Peru, onde formou-se em Zootecnia. Nos últimos três anos, ele está morando em Brasília, mas mantém residência no Canadá, onde cursou faculdade de Desenvolvimento Agrícola e Rural para se aperfeiçoar em sustentabilidade dos sistemas de produção.

TRANSGÊNICOS

José Tubino comentou durante a entrevista à Revista Planeta Arroz que houve erro de interpretação nas informações que circularam na imprensa estadual e nacional dando conta que um relatório da FAO aprova os transgênicos. “Não há um posicionamento sobre transgênicos no relatório. O material diz que a biotecnologia pode ajudar a humanidade, mas nada específico sobre transgênicos”, observou Tubino.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter