Restrição às exportações na Ásia com quebras na safra de arroz

A redução na produção de arroz da Índia em 2009/2010 é de 16,3% em relação ao ciclo anterior.

A safra de arroz 2009/2010 da Índia está estimada em 83,0 milhões de toneladas (beneficiadas), contra 99,5 milhões de toneladas (beneficiadas) previstas em julho passado. Na safra 2008/2009, a produção de arroz da Índia atingiu 99,15 milhões de toneladas (beneficiadas). Portanto, a redução na produção de arroz da Índia em 2009/2010 é de 16,3% em relação ao ciclo anterior.

Segundo maior produtor mundial, a Índia deve importar arroz em 2010. Enquanto a produção do país está estimada em 83,0 milhões de toneladas no ciclo 2009/2010, a demanda está prevista em 86,7 milhões de toneladas. O governo não pode ter estoques baixos no caso de mais seca ou enchentes prejudicarem a lavoura. Será a primeira vez que a Índia efetuará compras externas, desde 2006. A Índia estaria buscando importar arroz de Bangladesh, entre outras origens.

No entanto, Bangladesh provavelmente continuará proibindo as exportações de arroz em 2010, a fim de manter baixo o preço local do alimento básico. A decisão sobre a exportação de arroz aromático e não-aromático deve ser mantida depois de 2009, para viabilizar os preços que tendem à alta. No mês de novembro havia terminado a proibição às exportações de arroz, imposta desde maio do ano passado. Porém, o governo emitiu a ordem de manter a proibição a ambos os tipos de arroz até o final do ano de 2009, com possibilidade de estender posteriormente. Ainda não se sabe qual o volume de quebras na safra de arroz Aman. O Aman é uma das principais variedades de arroz em Bangladesh.

O país produz cerca de 30,0 milhões de toneladas de arroz por ano, suficiente para alimentar seus mais de 150 milhões de pessoas. Os importadores indianos estão negociando para importar arroz do país.

No entanto, a proibição das exportações de todos os tipos de arroz deva continuar por mais um ano. Os agricultores de Bangladesh não puderam transplantar mudas irrigadas de arroz Amam em tempo este ano, por causa da chegada tardia das monções. Neste momento, o governo tem um estoque de um pouco mais de 1 milhão de toneladas de arroz. O governo pretende verificar a produção de arroz Aman para garantir a segurança alimentar.

O Ministério da Agricultura estabeleceu uma meta de cultivo para o arroz Aman transplantado de 5,4 milhões de hectares de terras em todo o país nesta temporada, enquanto a meta de produção foi fixada em 12 milhões de toneladas. As Filipinas também importarão mais arroz este ano, por causa das colheitas ruins.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter