Restrições indianas levam vendas de arroz do Paquistão a um recorde
(Por Planeta Arroz) As exportações de arroz do Paquistão deverão atingir um máximo histórico no ano-safra que termina em junho, uma vez que a decisão da rival Índia de reduzir os seus próprios envios obriga os compradores a adquirirem mais em Islamabad, que oferece o grão a preços mais elevados há quase 16 anos.
As exportações recorde ajudam a aliviar a escassez de oferta na sequência das restrições impostas no ano passado pela Índia, o maior exportador mundial, e reforçarão as esgotadas reservas cambiais do Paquistão, que são cruciais para o financiamento das importações.
“Temos visto uma procura sólida de arroz nos últimos meses, principalmente porque a Índia parou de exportar”, disse à Reuters Chela Ram Kewlani, presidente da Associação de Exportadores de Arroz do Paquistão (REAP).
A Índia, que normalmente envia quase 40% do arroz comercializado mundialmente, proibiu as exportações de arroz branco não basmati, numa medida surpreendente no ano passado, e também impôs taxa de exportação de 20% sobre o arroz parboilizado.
1 Comentário
E não se surpreendem se aumentar mais a taxa de exportação, porque tem a guerra q requer segurança alimentar em nível máximo, se não houver calma nos ânimos globais em breve dobra a taxa.