Retirada de glifosato do mercado ameaça início do plantio

Comissão de Agricultura da Câmara deve promover audiência pública para discutir suspensão do uso do herbicida no Brasil.

Faltando poucos dias para o início do plantio de soja, uma polêmica ação do Ministério Público Federal contra o glifosato pode colocar em risco a agricultura brasileira. A ameaça de retirar do mercado o herbicida mais usado no país gerou críticas do setor produtivo e a reação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) apresentou requerimento na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, propondo a realização de audiência pública para discutir a suspensão do registro de todos os produtos que utilizam os ingredientes ativos glifosato, abamectina e tiram. A decisão judicial determina que a Anvisa conclua esses procedimentos até o dia 31 de dezembro, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Segundo Jerônimo, a decisão da Justiça brasileira pode gerar um impacto sem precedentes na economia nacional e tem levado muita preocupação ao campo. “Estamos no final da colheita do milho. Em seguida começa o plantio da soja e o produtor terá que usar o glifosato para fazer o controle das pragas. Teremos uma catástrofe alimentar se os agricultores não tiverem como aplicar o produto”, alertou. O parlamentar acrescenta que, na maioria dos casos, o produtor já comprou os insumos para a lavoura. Além disso, não há outro produto similar que possa substituir o glifosato com a mesma eficiência.

Em nota, a Sociedade Rural Brasileira informou que o glifosato atinge as folhas, não os frutos, e que o produto tem risco zero para a saúde. A entidade reforça que, sem ele, é impossível manter o uso do plantio direto nas lavouras brasileiras. Jerônimo também cobrou agilidade da Advocacia Geral da União na análise de um recurso para suspender a medida judicial que impede o uso do glifosato.

11 Comentários

  • Inacreditável !!!! ……absurdos como esse, só no pais líder em corrupção no planeta !!!!

  • Absurdo mesmo.Tudo indica q apartir de setembro o glifosato fica proibido. Vejam q tem muita gente imcopetente q vão atrás de um lunatico e aprovam uma liminar dessas, não sabendo que traria uma queda de 90% na producão nacional, só no arroz daria uma reducão imediata de 50%, pq ainda é o recurso mais economico pra diminuir o vermelho e outras ervas daninhas, já q os outros produtos não combatem, e a lavoura tornaria totalmente inviável economicamente falando, isssstooo é gestãoooo, bando de imcopetentes, tem q tirar essa gente do poder antes q acabem com o Brasil.SDS.

  • Muito estranho tudo isso logo agora que o Brasil está se tornando um dos maiores produtores de grão mundial competindo com americanos, asiáticos e europeus… Que outros interesses escusos não estarão por trás???

  • E agora ? Soja na várzea ….

  • Quem está interessado é o bando de comunistas… Ladrões… esquerdistas…
    Dá desgosto, vergonha… Esses nossos políticos. Temos que trocar o povo lá de cima, e urgente, antes que aqui vire cuba ou Venezuela. Só no brasil mesmo, presidiário querendo ser presidente… Que é isso!!??
    Por isso digo também: É BOM JAIR SE ACOSTUMANDO!!

  • É incrível que alguma pessoa lúcida e séria possa fazer chacota encima de mais um descalabro das autoridades do país nesta tentativa de sabotar o único ramo econômico em que somos competitivos no mundo. Somente pessoas descompromissadas com o bem da nação ou muito amesquinhadas pela próprio fracasso seriam capazes de algo semelhante. Sds

  • Ótimo comentário, Edson.
    O trabalhador honesto brasileiro precisa reagir a essa dominação comunista na América latina. Cuba e Venezuela já morreram, o Brasil está na UTI.

  • Pelo menos em uma coisa concordamos: Bolsonaro Presidente nº 17 !!!!!

  • Soja na Várzea…sem Glifosato..que jeito Fernando Moura Nasib…nem arroz sem glifosato quase não dá pra plantar…cuidado que tua indústria pode ficar sem produto….kkk

  • Deveriam proibir o uso dos combustíveis também, afinal, também há risco de provocar o câncer. Sem mais caminhões, navios, aviões. Esse pessoal, que tomam essas decisões, deveriam morar nas cavernas e limpar a bunda com barba de velho.

  • O militarismo tem que voltar nesse país!!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter