Retração vendedora valoriza arroz em casca

Com expectativa de novas altas, boa parte dos produtores ficou ausente do mercado.

 preço da saca de arroz em casca no Rio Grande do Sul tem encontrado sustentação na baixa oferta dos orizicultores em novembro, de acordo com dados do Cepea. Com expectativa de novas altas, boa parte dos produtores ficou ausente do mercado, enquanto alguns, com necessidade de “fazer caixa”, disponibilizaram seus lotes. O semeio da safra 2014/15 está atrasado em função das frequentes chuvas, especialmente desde o início de outubro, o que fundamenta possíveis valorizações.

Esse cenário pode implicar em redução da produtividade desta temporada, assim como a necessidade de maior número de aplicação de defensivos para controle de pragas, o que aumentaria o custo de produção. Mesmo em um mercado de baixa liquidez, entre 4 e 11 de novembro, o Indicador ESALQ/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58% grãos inteiros) teve leve aumento de 0,46%, fechando a R$ 37,07/sc de 50 kg na terça-feira. (Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br)

1 Comentário

  • Assim funciona o mercado! A notícia que pra nós produtores já está velha, é fresca para o “mercado”, agora vai se precificando a inevitável alta. Todos sempre tivemos essa certeza. O arroz vai subir. Na nossa necessidade de caixa, queria que fosse a meses atrás, e ainda hoje o reflexo nos preços não se confirmou. Todas as condições são altistas. Mas o “mercado” sufoca até quase se sentir sufocado também, pois é um elo da cadeia. Daí, começa aliviar. A mudança de preço está ai, já se confirma em algumas praças. Apesar de a grande maioria não ter mais produto, olhando pra frente, imagino que teremos uma entrada de safra com preços remuneradores, enfim.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter