Reunião do Flar destaca projeto mundial para o arroz

O destaque foi para um Projeto em conjunto entre o Ciat, Instituto Internacional de Pesquisado para o Arroz (IRRI) e Africa Rice. Trata-se de um projeto para o arroz que busca o desenvolvimento da orizicultura no mundo com investimentos em cerca de 80 milhões de dólares por ano.

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, participou da reunião do Comitê Administrativo do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado (Flar) e do Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), em Cali, na Colômbia, que aconteceu nos dias 13 e 14 de maio de 2010. O Irga é sócio do Flar e Fischer é presidente do comitê administrativo do Fundo. A reunião das diretorias das entidades teve como objetivo a renovação do convênio entre o Ciat e Flar por mais cinco anos.

Segundo Fischer, o encontro transmitiu uma nova visão do Ciat em relação aos trabalhos desenvolvidos em prol do setor arrozeiro. O destaque foi para um Projeto em conjunto entre o Ciat, Instituto Internacional de Pesquisado para o Arroz (IRRI) e Africa Rice. Trata-se de um projeto para o arroz que busca o desenvolvimento da orizicultura no mundo com investimentos em cerca de 80 milhões de dólares por ano.

Os principais investimentos serão destinados na área de biotecnologia. O Ciat tem um novo laboratório que trabalha com Organismos Geneticamente Modificados (OGM), com objetivo de desenvolver plantas com uso menor de água e com maior eficiência no uso de nitrogênio, além do trabalho com marcadores moleculares para cultivares tolerantes ao frio.

“O Projeto, se aprovado, irá trazer boas expectativas ao desenvolvimento tecnológico aos países sócios do Flar”, destacou Fischer. Os recursos de 7 a 8 milhões de dólares serão investidos anualmente para pesquisa na área de arroz na América Latina.

Participaram representantes de entidades sócias do Flar de países da América Latina, técnicos, dirigentes e pesquisadores do Ciat.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter