Reunião técnica no Irga debate manejo de pombas em lavouras da Campanha

 Reunião técnica no Irga debate manejo de pombas em lavouras da Campanha

Direção do Irga debate tema com representantes regionais

Entre as ações já definidas, está a realização de uma palestra na primeira quinzena de setembro para os produtores da região da Campanha.

Uma reunião técnica, realizada na manhã desta terça-feira (4), na sede do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em Porto Alegre, tratou sobre o Manejo de pombas-de-bando (Zenaida auriculata) em lavouras de arroz e soja na região da Campanha.

O objetivo é buscar uma solução aos prejuízos causados por essas aves ao setor de produção nas últimas safras, com respaldo legal. O próximo encontro do grupo ficou agendado para o dia 20 de agosto, em Dom Pedrito, quando haverá visita às lavouras atingidas e palestra com a bióloga e pesquisadora Ethel Rodriguez, do Ministério da Agricultura do Uruguai.

A demanda foi encaminhada no início do ano pela Associação dos Agricultores de Dom Pedrito (AADP), entidade que congrega 260 associados que cultivam 120 mil hectares ao ano nas culturas do arroz e da soja e inclui ainda produtores dos municípios de Bagé, Santana do Livramento e São Gabriel, que também enfrentam o problema. O grupo vem se reunindo desde o mês de maio, quando foi realizada a primeira reunião em Dom Pedrito.

Durante a reunião em Porto Alegre, coordenada pelo diretor administrativo do Irga, Renato Rocha, e que contou com as presenças do presidente Guinter Frantz, do diretor técnico Maurício Fischer e do chefe da Dater, Athos Gadea, foram discutidas as propostas das diversas entidades de pesquisa e ambientais envolvidas com o tema.

Segundo Rocha, o grande problema não é o que as aves comem mas o debulhe causado pelo bater das asas, que em algumas lavouras de arroz chegou a ser registrado de 50 a 60 sacos por hectare.

Participam além da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, representantes do Irga, Sindicato Rural de Dom Pedrito, Embrapa Clima Temperado, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, através do setor de Fauna (Sema/Sefau), Fundação Zoobotânica, Ministério Público Estadual, UFRGS, Ibama, Emater, Unipampa – Campus Dom Pedrito, IFSul Campus Bagé e produtores da região.

Entre as ações já definidas, está a realização de uma palestra na primeira quinzena de setembro para os produtores da região da Campanha.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter