Revolução industrial
Satake América Latina
revoluciona conceitos
no beneficiamento do arroz
.
O nível de eficiência no processamento do arroz alcança novos patamares a cada temporada e a Satake América Latina, parte de um dos principais grupos mundiais em tecnologia para a indústria de arroz, tem contribuído de forma determinante para isso. Operando com margens estreitas, a indústria brasileira – e das Américas – demanda cada vez mais tecnologias que ampliem a produtividade, reduzam o tempo necessário nas operações e os custos e representem a agregação de renda.
“Temos trabalhado com soluções cada vez mais inovadoras, consistentes e capazes de atender as principais demandas do setor a ponto de surpreender o segmento de beneficiamento de grãos com produtos além da expectativa”, comemora Shinji Nakagawa, da área comercial da Satake.
Um novo modelo de brunidor VTA de altas tecnologia e capacidade é a novidade no portfólio de soluções da empresa de origem japonesa que está distribuída em quatro continentes e será apresentado ao país no estande da Satake durante a Expoarroz Tech, em Pelotas (RS), entre 14 e 16 de maio. Laudelino Ramos, da equipe comercial da empresa, destaca que a máquina adota um novo design e incorpora várias melhorias para se adequar ao beneficiamento de grão em processamento mais suave de arroz integral sobre uma superfície maior. “O uso de VTA no processo também garante maior brancura do grão”, observa.
A inclusão de ar secundário na câmara de beneficiamento assegura maior e mais rápida remoção do farelo das telas, gerando melhor desempenho em uma operação contínua. Com o aperfeiçoamento do design para a circulação de ar dentro da câmara de beneficiamento e maior aspiração através do duto de farelo, a sua temperatura interna é reduzida. Isso mantém as características do arroz enquanto ele é beneficiado de maneira mais suave. O novo design VTA também permite a aplicação de recursos opcionais que permitem sua perfeita integração a um processo de automação da fábrica, proporcionando uma operação totalmente remota e automática.
O portfólio completo de máquinas Satake será apresentado aos visitantes da Expoarroz.
PERFIL
A Satake América Latina Ltda foi formada em 1999 e começou a operar em Porto Alegre (RS). Em julho de 2001, a empresa mudou sua sede para Joinville (SC) importava máquinas da matriz, em Hiroshima, no Japão, ou terceirizava o processo. Em 2005, a fabricação passou a ser própria e exigiu uma mudança de endereço e ampliação a ponto de hoje ter perto de 100 funcionários produzindo uma ampla gama de máquinas de processamento mecânico e eletrônico para atender as indústrias de grãos da América do Sul.
Tradição, qualidade e inovação permanente são referências da Satake no mercado setorial. Em nível mundial, a representatividade é tanta que em alguns países o termo para indústria de arroz é a marca Satake.