RiceTec abre UPS em Roraima

 RiceTec abre UPS em Roraima

A RiceTec, empresa que atua na área de pesquisa e tecnologia de cultivo do arroz híbrido, inaugurou no mês de junho, no município de Normandia, em Roraima, uma unidade de produção de sementes (UPS). O investimento de R$ 1,8 milhão foi necessário para garantir o fornecimento das cultivares Avaxi e Tuno-CL para uma área de até cinco mil hectares na safra 2004/2005. Em Roraima, a orizicultura é trabalhada em uma área de aproximadamente 15 mil hectares e a grande vantagem é o clima quente, que permite duas safras por ano. 

Segundo o diretor regional da RiceTec para os países do Mercosul, Markus Ritter, a região norte do Brasil foi escolhida para implantar a unidade em razão do clima ser favorável e por ter áreas novas. A empresa está produzindo sementes e desenvolvendo pesquisa em uma área de 200 hectares. Segundo o responsável pela unidade, engenheiro agrícola Osvaldo Dilli, a unidade tem capacidade para receber e classificar até 20 toneladas de arroz por dia. “Aqui é calor o ano todo. A temperatura varia entre 28 e 32 graus”, observa Dilli. 

Números
Na safra passada foram cultivadas no Brasil as primeiras lavouras de arroz híbrido. O produto RiceTec foi cultivado comercialmente em 137 hectares no Rio Grande do Sul e 70 hectares no Mato Grosso. 

Doação
A RiceTec doou 24 toneladas do primeiro arroz híbrido produzido no Brasil para o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, órgão que abastece cerca de 200 instituições assis-tenciais no estado. 

 

Pirata na lavoura

O Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) enfrentará nos próximos meses uma grande batalha contra a pirataria das sementes do arroz mutagênico, o 422-CL. Os grãos produzidos clandestinamente foram comercializados e cultivados em maior escala na safra 2003/2004 e deverão estar mais presentes na próxima safra. 

Em meados de julho, uma operação conjunta do Irga, Receita Federal e Brigada Militar apreendeu em Cachoeira do Sul, região central do Rio Grande do Sul, cerca de 3,5 mil quilos de arroz mutagênico pirata. A empresa Rice Tec também desenvolveu uma semente para o sistema Clearfield. A diferença é que essas sementes são híbridas e ainda não foram pirateadas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter