RiceTec apresenta híbrido para o sistema Clearfield

O grupo RiceTec está preparando um dia de campo em Cachoeira do Sul (RS) para apresentar aos produtores e técnicos do setor orizícola as vantagens do Tuno-CL.

O grupo RiceTec está preparando um dia de campo em Cachoeira do Sul (RS) para apresentar aos produtores e técnicos do setor orizícola as vantagens do Tuno-CL, variedade de arroz híbrido desenvolvido para o sistema Clearfield. A empresa multinacional que atua na linha de pesquisa e desenvolvimento de sementes é a detentora da tecnologia do arroz híbrido, novidade no Brasil. O dia de campo em Cachoeira do Sul será ainda no mês de abril, na propriedade do lavoureiro Henrique Bessow.

A proposta da RiceTec é mostrar aos produtores de arroz de Cachoeira do Sul e região as vantagens do Tuno-CL que está sendo cultivado em 1,3 hectare no distrito do Barro Vermelho. O híbrido é tolerante ao herbicida Only, produto desenvolvido pela Basf e que elimina o arroz vermelho sem atingir esta nova variedade desenvolvida pela RiceTec.

Em lavouras experimentais o rendimento do Tuno-CL atingiu a marca de 10,5 mil quilos de grãos por hectare, sendo que o plantio foi em áreas infestadas com o arroz vermelho.

Segundo o representante da RiceTec na região, Lauro Weber, o controle do arroz vermelho está associado ao correto manejo da lavoura com o sistema Clearfield, que está sendo desenvolvido pela Basf. A Basf é uma das empresas líderes no mercado mundial de defensivos agrícolas e participará do dia de campo em Cachoeira do Sul.

TUNO-CL

A semente para o sistema Clearfield resiste a aplicação do defensivo que elimina o arroz vermelho, o Only, sem afetar os resultados de produção do cereal produzido comercialmente. A semente resistente ao herbicida foi identificada a partir de cruzamento de variedades através de um processo natural.

A RiceTec projeta disponibilizar para a próxima safra sementes suficientes para cultivar cerca de cinco mil hectares no Rio Grande do Sul, estado que trabalha atualmente com uma área de arroz de aproximadamente um milhão de hectares. Entre as vantagens do Tuno-CL está a boa formação de raízes, com resistência ao acamamento.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter