Ricetec apresenta resultados de mapeamento de lavouras
resultado foi à visualização da grande variabilidade da produtividade existente na lavoura do arroz, bem como o grande potencial produtivo dos híbridos..
A RiceTec Sementes LTDA – empresa líder em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de híbridos de arroz – coordenou em parceria com a Vectis o mapeamento de três áreas de híbridos de arroz em Tapes, no Rio Grande do Sul. O trabalho, que teve início em janeiro, foi finalizado no início dessa semana, com a apresentação dos resultados oficiais.
Na ocasião, foram mapeados, através do sistema Vision, um talhão de cada híbrido comercializado pela RiceTec na safra 2006/07 (Avaxi, Sator CL e Tiba), coletando amostras de produtividade direcionadas para as sessões de baixo, médio e alto potencial produtivo de 153 ha da lavoura. O resultado foi à visualização da grande variabilidade da produtividade existente na lavoura do arroz, bem como o grande potencial produtivo dos híbridos.
Através dos mapas foram observadas variações entre 4,5 mil a 12 mil kg/ha dentro de um mesmo talhão. Os mapas mostraram que as zonas mais produtivas representaram 26% da área total da lavoura e as áreas menos produtivas corresponderam a 27%. Apesar desta grande variação a produtividade média ficou em 10.470 kg/ha.
O Gerente de Desenvolvimento de Produto e Marketing da RiceTec, Leandro Pasqualli, comemorou os resultados.
– O imageamento é uma excelente ferramenta para identificar as diferenças de produtividade da lavoura, já que visualiza-se o extremos em potencial produtivo. De posse destas informações pode-se trabalhar para minimizar tais diferenças, aumentando assim a produtividade média – disse Pasqualli.
– Ainda mais quanto se trata de híbridos, que possuem um potencial produtivo maior em relação às variedades convencionais – completou.