RiceTec comemora 25 anos no Brasil com novos produtos e visita do CEO Global
(Por Emerson Alves, AgroUrbano) A diretoria global da RicTec, líder em inovação para o cultivo de arroz sustentável, esteve no Rio Grande do Sul para participar das comemorações dos 25 anos de operações da multinacional americana no Mercosul. A chegada da RiceTec no Brasil, também marcou o início do plantio das primeiras sementes híbridas de arroz no estado gaúcho, que atualmente produz cerca de 70% do arroz brasileiro.
Durante a confraternização realizada no Centro Tecnologia da RiceTec em Capão do Leão, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira dia 30/01, o CEO Global da RiceTec, Mr. Karsten Neuff, destacou para os produtores presentes que a empresa investe ativamente em desenvolvimento de semente e tecnologias. “Contamos com um portfólio próprio e muito promissor de sementes e tecnologias. Todos os nossos híbridos foram testados para atender os padrões de qualidade que o produtor e a indústria necessitam. Somos a única empresa com presença global e as sementes da RiceTec são cultivadas em todos os continentes”, destacou Karsten.
Também vieram ao Brasil para participar das atividades, o diretor de produção para as Américas, Adam Parsons e o líder de negócios para as Américas, Van McNeely, que lembrou da paixão do produtor de arroz pela atividade. “O produtor de arroz tem paixão pelo que faz, independente de onde ele esteja se no Brasil, Estados Unidos ou Uruguai. Isso diferencia o produtor de arroz para outras culturas. Essa paixão é que o fez a RiceTec se dedicar para trazer novos produtos; e isso vai direcionar nossos esforços nos próximos 25 anos”, afirmou Van.
Novas soluções
Ainda durante as atividades que marcaram as mais de duas décadas de atuação no Brasil, o Diretor Comercial da RiceTec no Mercosul, José Plaza Delestre, falou sobre o novo híbrido que será lançado oficialmente durante a 35ª Abertura da Colheita do Arroz, que será realizada em fevereiro.
“O XP117 foi desenvolvido com a tecnologia Max-Ace® e já foi testado em áreas comerciais no Rio Grande do Sul nesta safra, atingindo excelente performance em produtividade aliado ao controle e seletividade. É uma genética tolerante ao herbicida inibidor de ACCase Acert®, que atua no controle das principais gramíneas na cultura orizícola, como o arroz vermelho e o capim arroz, resistentes aos herbicidas inibidores da ALS. Essas plantas são consideradas um entrave ao rendimento da cultura e que podem também levar à redução da produtividade e qualidade do produto final”, lembrou Plaza, que também é especialista em cultivos.
Ele explica ainda que o desenvolvimento da tecnologia Max-Ace® contou com muitos anos de pesquisa até chegar em um produto com características diferenciadas, tornando-se um aliado do produtor na busca por produtividade e qualidade de grãos. “Desde a fundação, mantemos nosso compromisso com a inovação, fornecendo produtos resilientes e de alto rendimento, que atendem às crescentes necessidades dos produtores de arroz em todo o mundo”, enfatiza José Plaza Delestre.
Com sede em Houston, Texas (EUA), a RiceTec impulsiona a sustentabilidade da produção de alimentos por meio da tecnologia de híbridos de arroz. No Brasil, a empresa está presente há 25 anos e conta com Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Melhoramento em Santa Maria e Capão do Leão, no Rio Grande do Sul, e um Centro de Pesquisa, Produção de Sementes e Melhoramento em Roraima (RR), e operações comerciais no Uruguai.
Olhando para o futuro, a RiceTec mantém a sua dedicação à sua visão de uma agricultura sustentável que agrega mais valor para os agricultores, os consumidores e o planeta. “A nossa missão é promover a sustentabilidade na produção de alimentos por meio de tecnologias presentes na semente do arroz. Neste sentido, a maior produtividade permite obter uma maior quantidade de arroz na mesma área e com a mesma quantidade de insumos, contribuindo desta forma com a ecoeficiência da cultura”, finaliza o executivo da RiceTec no Mercosul, José Plaza Delestre.