RiceTec doa 24 toneladas de arroz para o Banco de Alimentos
Cereal será suficiente para alimentar 3.600 pessoas.
O Banco de Alimentos, coordenado pelo Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), recebeu nesta segunda-feira 12 a doação de 24 toneladas de arroz branco de semente híbrida, a primeira safra plantada em solo brasileiro, desenvolvida pela empresa RiceTec, instalada em 2000 no estado. O grupo, que tem sua matriz localizada no Principado de Liechtenstein, cumpre promessa feita ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, em 2003.
– Pretendemos desenvolver as sementes híbridas no nosso laboratório no Rio Grande do Sul e exportar para os Estados Unidos e conseguimos o apoio do ministro Rodrigues. No dia que ele se comprometeu em nos ajudar com este propósito, prometi que da primeira safra do arroz plantado com esta semente, destinaríamos 24 toneladas para o Programa Fome Zero, o que estamos cumprindo agora, após a Conab nos indicar uma instituição afirma o diretor regional do Mercosul da RiceTec, Markus Ritter.
A empresa desenvolve há 15 anos uma semente híbrida para o país, que se adapte ao solo e ao clima, levando em consideração a qualidade e o rendimento. De acordo com Ritter, foram testadas 300 sementes desenvolvidas no laboratório do grupo em Houston, nos Estados Unidos. Destas, ficaram duas, sendo que uma foi plantada, em esquema pré-comercial, em uma área de 300 hectares.
Para a safra 2004/2005, a empresa pretende comercializar entre 3 a 5 mil hectares. Nos Estados Unidos, já são fornecidas sementes para 30 a 40 mil hectares por ano. Para cumprir a promessa e repassar as 24 toneladas, a RiceTec comprou o arroz de produtores do município de Lavras do Sul, a 400 quilômetros de Porto Alegre.
Para o presidente do Banco de Alimentos, Paulo Renê Behrends, a doação é significativa e poderá atender 3,6 mil pessoas. Ele lembra que o Banco de Alimentos, nascido há três anos, já está tendo um reconhecimento da sociedade e virando uma referência nacional.
– Hoje atendemos 15 mil pessoas de 206 entidades assistenciais, diariamente, mensalmente e anualmente. Repassamos 100 toneladas por mês e nossa meta é duplicar o atendimento de pessoas carentes e entidades, até o final do mês, observa Behrends. Ele lembra que hoje já são 70 empresas doando alimentos.