Rigotto sela acordo de cooperação bilateral entre RS e província chinesa

O arroz é um dos assuntos em que o Rio Grande do Sul e a província chinesa têm interesse em comum.

O governador Germano Rigotto assinou, no final da manhã de hoje (1º), na sede administrativa da Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio, dois atos entre o Governo do Estado do RS e a Província de Shaanxi, na China. O primeiro documento é um memorando de entendimento sobre declaração de amizade entre a Expointer e a Feira de Alta Tecnologia Agrícola de Yangling, com o propósito de estimular o fortalecimento das relações de cooperação entre os dois eventos.

Além do governador, assinaram o memorando o governador da Província de Shaanxi, Sheng Deming, e o secretário de Agricultura e Abastecimento do RS, Odacir Klein. O segundo termo é um memorando de entendimento para aprofundar a expansão do comércio bilateral entre o Estado e a Província. Foi assinado pelos dois governadores e pelo secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais do RS, Luis Roberto Ponte.

Esta é a primeira vez que uma delegação chinesa vem ao Rio Grande do Sul liderada por um governo provincial. A missão, composta por 34 pessoas, entre representantes do governo chinês, de setores da agricultura e de empresários dos setores farmacêutico e mecânico, ficará no Estado até o próximo sábado, para novos encontros com o governo. Ao receber os visitantes, Rigotto observou que Shaanxi, assim como o Rio Grande do Sul, tem uma agricultura rica. É uma das primeiras regiões a cultivar maçãs na China e destaca-se na produção de grãos, cereais, algodão, tabaco e frutas, além de carne e produtos lácteos. Também a exemplo do Rio Grande do Sul, detém abundantes reservas de carvão.

Pesquisas
Os aspectos em comum da economia gaúcha e da província chinesa, conforme Rigotto, vão favorecer o incremento das exportações e importações entre Shaanxi e o Estado, que já é um grande exportador de soja para a China. “Neste ano, só não enviamos mais grãos para lá porque tivemos uma quebra de safra em torno de 74%, por causa da estiagem. Apenas uma das empresas chinesas interessadas na soja gaúcha queria importar 2 milhões de toneladas”, disse Rigotto. Além do potencial agrícola do Rio Grande do Sul, o governador enfatizou à delegação a diversidade da indústria. Com relação à China, elogiou a determinação para o desenvolvimento e o que a história e a cultura do país representam para o mundo.

De acordo com Sheng Deming, a China poderá contribuir com o Rio Grande do Sul com pesquisas nos segmentos de gás natural e petróleo, nos quais o Estado planeja realizar prospecções. Ele lembrou que a China vem promovendo reformas há mais de 20 anos e cada vez mais mantém encontros com governos de países estrangeiros. Disse que há um interesse crescente da China pelo Brasil, visto como um país rico em recursos naturais e hospitaleiro. Particularmente sobre o Rio Grande do Sul, destacou que o Estado é visto pelos chineses também como uma região de grandes recursos naturais e de gente trabalhadora, o que o leva a antever um futuro promissor nas relações de cooperação.

No final do encontro, Rigotto entregou ao governador provincial um kit de chimarrão, uma faca para churrasco e um exemplar do livro O Gaúcho, sobre as história e as tradições gaúchas. Sheng Deming retribuiu com uma pintura chinesa em superfície em forma de pergaminho, um CD e um livro sobre a história de Shaanxi, com tradução em inglês.

Shaanxi fica a 30 quilômetros de Hubei, província chinesa com a qual o Estado mantém o Acordo de Fraternidade e Cooperação, que prevê, entre outros projetos, o intercâmbio em ciência e tecnologia, cultura, educação, esportes, saúde, comércio e recursos humanos. Além desses segmentos, também os de software e automação industrial estão entre as prioridades das relações entre as economias gaúcha e de Hubei.

Em junho do ano passado, quando liderou uma missão governamental e empresarial à China, o governador Germano Rigotto visitou a província e manteve contatos com empresas interessadas em novos investimentos no Rio Grande do Sul. Os setores de arroz, pecuária e piscicultura são os que mais chamam a atenção de Hubei para intensificar as relações comerciais.

Delegação
Na visita que faz agora ao Rio Grande do Sul, o governo provincial de Shaanxi é representado também por Zhang Baowen, diretor-geral do Departamento de Assuntos Internacionais, Li Xiaodong, diretor-geral da Comissão de Reforma e Desenvolvimento, Liu Weilong, diretor-geral do Departamento de Finanças, Chen Qiang, diretor-geral do Departamento de Comércio, Guo Zhicheng, vice-diretor-geral do Departamento de Agricultura, Yao Hongjuan, diretora do Departamento de Relações da Associação para a Amizade com Outros Países, Luo Lei, secretário do Governador Chen Deming, e Zhou Bin, vice-diretor da Divisão de Cidades-Irmãs da Associação para Amizade com Outros Países.

A delegação de Agricultura é composta por Zhang Chaomei, vice-diretor do Departamento de Promoção Comercial do Ministério do Comércio da República Popular da China, Liu Qing, diretor da Zona de Demonstração de Práticas Agrícolas do Escritório de Beijing, Ma Baoshou, vice-diretor do Escritório de Exposições Zona de Demonstração de Práticas Agrícolas de Yangling, Ma Jing, diretora-adjunta do Escritório de Desenvolvimento Científico, Zona de Demonstração de Práticas Agrícolas de Yangling, Liu Xinliang, presidente da empresa Bee Product (de Dangdai), Wang Zhenbao, presidente da empresa Bio-engineering (de Jinkun), Ma Luxia, gerente-geral da Hi-Tec Venture Investment (de Yangling), Hao Qijun, presidente da empresa Hao Qijun Pharmaceutical (de Shaanxi) e Zhu Wanli, gerente-geral da empresa Hao Qijun Pharmaceutical, também de Shaanxi.

Pela delegação empresarial, vieram Zhao Hongzhuan, presidente do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional SubConselho de Xi-an (CCPIT Xi-an), Yang Haomin, presidente do Conselho da Shaanxi IKO Ostriches, Rong Hai, presidente do Conselho da Seastar Sci-Tech Investment Holding, Wu Bo, presidente do Conselho da Xi-an Datown Pharmaceutical Group, Wang Xuemei, vice-gerente-geral da Shaanxi Haisheng Fresh Fruit Juice, Jia Xuzhi, presidente do Conselho da Shaanxi Yi Yue Pharmacy Co, Guo Wenxia, presidente do Conselho da Yangling Daiying Biotech & Pharmaceutical Group, Zhao Hailong, gerente-geral da Xi-an Zhao Xing Pharmacy, Cui Ronghua, presidente do Conselho da Xi-an Rong Hua Enterprise Group, Li Dakai, presidente do Conselho da Shaanxi Fast Gear Co, Cui Yutian, vice-diretor do Centro de Notícias do Canal de Shaanxi (The News Center of Shaanxi TV Station), Gao Shan, gerente do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional SubConselho de Xi-na (CCPIT Xi-an), e Zhang Qiuyu, intérprete do Departamento de Comércio da Província de Shaanxi.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter