Rio Grande do Sul abre oficialmente a safra 2008/09

O plantio da lavoura que abrirá a colheita brasileira do arroz em 2009 acontecerá nesta quinta-feira, na Estação Experimental do Irga, em Cachoeirinha (RS). .

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), promoverão nesta quinta-feira, a partir das 10h, a Abertura Oficial do Plantio da Safra de Arroz 2008/09.

O evento reunirá as principais lideranças do setor no estado e contará com a presença da governadora Yeda Crusius e dos secretários da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado, e da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Ortiz Porto, e do presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira, entre outras autoridades. As novas soberanas da Colheita serão apresentadas aos convidados.

Cerca de 300 pessoas são esperadas na Abertura do Plantio, na qual será semeada a lavoura que servirá de palco também da 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, de 5 a 7 de março de 2009. A cultivar escolhida é a Irga 424, uma variedade nobre plantada comercialmente pela primeira vez na safra 2007/08. Se o tempo permitir, cerca de 50% da lavoura gaúcha estará semeada até o final de semana, conforme estimativa do setor, um bom indicativo.

Segundo o presidente da Federarroz, Renato Caiaffo da Rocha, o clima entre os arrozeiros é de otimismo para a próxima safra, se comparada às anteriores. Tanto pela expectativa de produtividade e produção maiores no Rio Grande do Sul, quanto pela tendência de um mercado mais estável e remunerador ao produto em 2009.

– Claro que o setor tem preocupações, como o comportamento do clima nos próximos meses, o acesso dos produtores ao crédito, aumento dos custos de produção e os mecanismos de comercialização para 2009, caso sejam necessários. Mas reconhecemos que o cenário neste momento é bom para a cultura – confirma Rocha.

Serão semeados 1,08 milhão de hectares nesta safra. O Rio Grande do Sul tem mais de 18,5 mil arrozeiros, que trabalham em 9 mil lavouras. Este segmento da economia envolve, direta ou indiretamente, quase 250 mil pessoas no Rio Grande do Sul.

LANÇAMENTO – A solenidade de Abertura Oficial do Plantio da Safra de Arroz 2008/09 começará às 10h, com os pronunciamentos solenes. Em seguida, dirigentes arrozeiros e as autoridades percorrerão trajeto da lavoura-modelo que será semeada. As 11h, terá início a visitação à sede da Estação Experimental do Arroz e a apresentação das novidades e do pré-programa da 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, por parte dos presidentes da Federarroz, Renato Rocha, e do Irga, Maurício Fischer. Um almoço, com pratos a base de arroz, será servido aos convidados às 12h.

Ainda constam do programa a apresentação da Escola de Samba Unidos do IAPI, de Porto Alegre, com o arroz como tema-enredo e, na parte da tarde, uma reunião do Conselho Deliberativo do Irga, às 13h30min. Posteriormente, um encontro discutirá a sustentabilidade ambiental das lavouras nas bacias dos rios dos Sinos e Gravataí.

Programação:
Data: 23/10/2008 (quinta-feira)
Local: Estação Experimental do Arroz – EEA/IRGA
End.: Av. Bonifácio Carvalho Bernardes, 1494 – Cachoeirinha – RS

10h – Abertura do evento – Pronunciamento de autoridades

10h30min – Abertura Oficial do Plantio do Arroz (semeadura de arroz no local onde vai ser realizada a 19ª Abertura Oficial da Colheita Safra 2008/2009)

11h30min – Apresentação da programação da 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

12h – Almoço com produtos a base de arroz

13h30min – Reunião do Conselho Deliberativo do IRGA

13h30min -Reunião que discutirá a Sustentabilidade da lavoura de arroz na Bacia do Sinos e Gravataí e Corredores Ecológicos, no auditório II. Com participação de dirigentes do IRGA, Federarroz, Farsul e Ministério Público Estadual.

Promoção:
Federarroz
(53) 3243 6002 – Dom Pedrito
(51) 3470 0609 – Cachoeirinha
federarroz@terra.com.br

IRGA
(51) 3288 0400 – Porto Alegre
contato@irga.rs.gov.br

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter