Rio Grande do Sul alcança 10% da área colhida

41% das lavouras estão em fase de enchimento de grãos e o frio noturno trouxe preocupação aos produtores.

 No Rio Grande do Sul, o arroz está principalmente na fase de enchimento de grãos, com 41% da área cultivada, 27% maduro e já 10% colhido.

No Vale do Rio Pardo, nas lavouras que iniciaram colheita, a produtividade e a qualidade do grão são boas. O estado fitossanitário da cultura é bom, e o desenvolvimento é normal.

Nas regiões da Fronteira Noroeste e Missões, a semana com alta insolação favoreceu a colheita do produto, que deve se estender pelas próximas semanas, já que a semeadura apresentou largo escalonamento em função das condições climáticas na época desta operação. Produtores relatam que a produtividade tende a diminuir nas próximas lavouras colhidas em função da ocorrência de noites frias e chuvas na época do florescimento das lavouras tardias.

Mesmo que a semana tenha oferecido condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento da cultura, com ótima insolação, há também previsão de redução na produção de arroz em alguns municípios das regiões da Campanha e Fronteira Oeste, devido à pouca insolação, muitos dias nublados com chuvas e baixa temperatura em períodos de desenvolvimento.

Nestas regiões, a cultura está basicamente em maturação. Já há áreas colhidas em Barra do Quaraí (2%), Dom Pedrito (2%), Itaqui (10%), Maçambará (8%), Quaraí (10%), São Borja (8%), São Gabriel (2%) e Uruguaiana (5%). No entanto, nas áreas que estão em floração, os produtores estão realizando aplicação de fungicidas para o controle de brusone.

Na região Central, a colheita atinge 3% da área. Em relação às demais fases, 30% da lavoura encontra-se em floração, 57% na fase de enchimento de grãos e 10% maduro por colher. Na região Sul, 65% da área total plantada está em fase de granação, 27% em florescimento e 8% em maturação, com boa expectativa de produtividade em razão da melhora nas condições do clima, com mais luminosidade e permanência das temperaturas altas.

Mercado

O grão está sendo comercializado a R$ 39,95/sc., em média no RS, estável em relação à semana anterior, conforme o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RSAscar (Cotações Agropecuárias nº 2064). Na região Central, o preço médio foi de R$ 38,62 / sc.

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter