Rio Grande do Sul já colheu sete milhões de toneladas de arroz

A precipitação durante a semana impediu um avanço maior no processo, que passou de 90% para 95%.

Com 95% da safra de arroz colhida, o Rio Grande do Sul superou a produção dos últimos anos. Conforme o levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), sete milhões de toneladas foram colhidas até essa quinta-feira (01) e a produtividade atinge 6,95 mil quilos por hectare. Jaguarão, Torres, Palmares do Sul e Restinga Seca foram os primeiros municípios a finalizarem a colheita.

A precipitação durante a semana impediu um avanço maior no processo, que passou de 90% para 95%. Mesmo com a previsão de chuva para os próximos três dias, o presidente do Irga, Maurício Fischer, acredita que a colheita deverá ser concluída até a próxima sexta-feira. A Planície Costeira Externa, que abrange os municípios próximos de Santo Antônio da Patrulha, é a região mais adianta e apresenta 99,5% da safra colhida.

Fronteira Oeste, Depressão Central e a região de Guaíba têm 95% do procedimento finalizado. Na Zona Sul, 92% do processo está concluído. O município com maior produtividade é Uruguaiana que, com 93% da área colhida, tem 7,9 mil quilos por hectare de rendimentos.

Cotação

A saca de 50 quilos, com 58% de grãos inteiros, foi cotada a R$ 33,12 na quarta-feira (30/04). Durante a semana, o arroz teve uma valorização de 1,3%, segundo o indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter