Rio Grande do Sul prepara campanha para aumentar consumo do arroz

O projeto prevê, ainda, a criação do selo de qualidade e identidade do arroz do Rio Grande do Sul.

O governador Germano Rigotto participou neste domingo 4 do lançamento da campanha para aumentar o consumo de arroz gaúcho. A estratégia inclui um selo de qualidade, o Arroz RS, e a divulgação das vantagens do alimento.

O Rio Grande do Sul é responsável por 50% de todo o arroz produzido no Brasil e o consumo do alimento vem caindo no país. A campanha será lançada oficialmente dia 30 de setembro, no aniversário de 65 anos do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), inicialmente, no Estado e mais tarde se expandido para todo o país.

Os custos da divulgação da campanha nos meios de comunicação serão divididos entre Governo do Estado e indústrias e entidades ligadas ao setor orizícola. “O arroz gaúcho é o melhor produzido no país, um arroz com qualidade para ser exportado, para isso criamos o selo de qualidade para o produto e vamos deflagrar uma campanha, por iniciativa do Governo do Estado, para aumentar seu consumo”, afirmou o governador.

Rigotto enviará à Assembléia Legislativa um projeto de suplementação de verba para investir na campanha.

CONSUMO

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, destacou a importância de se concentrar esforços para exportar o produto e a necessidade de se recriar o hábito de consumir arroz para não reduzir a área plantada: “Não existem políticas públicas que possam ajudar o setor enquanto a oferta se mantiver superior à demanda”, declarou Klein.

O governador comunicou também que solicitará À Secretaria da Fazenda um estudo em relação à tributação do produto, que enfrenta problemas em relação ao ICMS porque os Estados que não produzem arroz tributam o produto em índices muito baixos.

CHINA

A delegação da província chinesa de Shaanxi que visitou a 28ª Expointer na quinta-feira 1º demonstrou interesse em importar o arroz gaúcho. De acordo com membros da comitiva, seu país precisará importar mais arroz, um símbolo de alimento nobre na China, que vem sendo consumido em quantidade cada vez maior e é produzido em quantidade insuficiente.

O arroz produzido no Rio Grande do Sul é em mais de 90% do tipo irrigado, o que garante uma qualidade maior à do produzido no resto do Brasil. Além disso, o clima temperado do Estado se assemelha a de outras regiões produtoras do melhor arroz mundial como a Ásia e a Austrália. Esses fatores pesam positivamente no caso de exportação para a Chima, que tem aproximadamente 1,3 milhão de habitantes em fase ascensão social, o que explica o aumento no consumo de arroz no país.

TARIFA

Os produtores de arroz gaúchos enfrentam problemas com os prejuízos por causa do custo de produção superior ao de comercialização, pela concorrência de outros países do Mercosul e pela dificuldade em colocar no mercado um estoque excedente de 1 milhão de toneladas em um momento de consumo decrescente no mercado interno. Durante sua visita ao Uruguai no início do mês de agosto, Rigotto debateu com o presidente Tabaré Vázquez a adoção de uma Tarifa de Exportação Comum (TEC) para o arroz do Mercosul em torno de 34%, para proteger o produto da concorrência do arroz vindo de outros países.

No âmbito dos países do Cone Sul, o governador tem solicitado ao Governo Federal, medidas para resguardar o arroz nacional em relação ao produto vindo do Uruguai e da Argentina, que não sofre nenhuma tributação.

FARINHA

Em 1987, o consumo de arroz no Brasil era de 42 quilos per capita por ano e em 2003 baixou para 36 quilos per capita por ano, de acordo com dados da FAO. A explicação para a diminuição de consumo do produto é a mudança nos hábitos alimentares da população, que passou a privilegiar os alimentos fast-food. De acordo com o presidente do Irga, Pery Sperotto, em parceria, com a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Federal de Pelotas, nutricionistas do instituto pesquisaram aplicações diversas para o produto. Entre os produtos desenvolvidos está a farinha de arroz, empregada em massas, pães e até salsichas, com a vantagem de ser um produto sem colesterol e sem glúten.

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