Rio Grande do Sul protestará em Cachoeira do Sul
Um protesto em frente à agência Centro do Banco do Brasil, em Cachoeira do Sul (RS) deverá reunir centenas de produtores.
Centenas de lideranças dos mais diversos setores do agronegócio gaúcho deverão estar concentradas em um protesto pela crise da agricultura nesta quinta-feira em Cachoeira do Sul. Segundo o vice-presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) Gilmar Freitag, que também preside a União Central de Rizicultores (UCR), as principais entidades do agronegócio estarão representadas no protesto.
– Cachoeira do Sul foi escolhida por estar bem no centro do Estado. É uma posição geograficamente estratégica – explicou Freitag.
Segundo ele, o protesto deve parar o centro da cidade de 100 mil habitantes, considerada a Capital Nacional do Arroz. Serão depositados sacos de arroz na calçada do prédio do Banco do Brasil.
Os produtores pedem parcelamento das dívidas, garantia de preço mínimo, recursos para comercialização (AGFs) e uma política que regule as importações do Mercosul – no caso do arroz. A mobilização começará às 9h.