Risco na lavouras

 Risco na lavouras

Enquanto águas não baixarem prejuízos não serão contabilizados

Com 550 mil hectares semeados no Rio Grande do Sul, cerca de metade da área projetada para a cultura, preocupação é com as cheias de rios, que poderão comprometer desenvolvimento das plantas se perdurarem.

Ao ver o grande volume de água acumulado nas lavouras nos últimos dias, os produtores gaúchos de arroz revivem problema recente. Com 550 mil hectares semeados no Rio Grande do Sul, cerca de 50% da área projetada para a cultura, a preocupação é com as cheias de rios, riachos e reservatórios – que poderão comprometer o desenvolvimento das plantas se perdurarem por muitos dias. No ano passado, o excesso de chuva reduziu em 16% a produção da cultura.

– Essas fortes precipitações acabaram com a euforia. Estava tudo indo bem até então, embora ainda não saibamos o tamanho dos estragos – relata Henrique Dornelles, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

Em algumas regiões produtoras, segundo o dirigente, choveu mais de 300 milímetros em poucos dias. Nesses locais, provavelmente haverá necessidade de replantio da cultura – aumentando os custos de produção. Além das cheias, preocupa também as enxurradas, que acabam lavando o solo e, muitas vezes, arrastando taipas colocadas nas lavouras.

2 Comentários

  • bom dia,obrigado por permitir o meu cadastro

  • O tufo está ai… Aqui em Santa Maria choveu hoje 24/10 mais uns 80 mm… E o seguro vai cobrir o prejuízo??? Duvido muito… Aliás CPRs não tem seguro… O tufo vai ser grande com essa chuvarada de São Miguel que nos liquida a cada ano… Sinceramente esse clima anda muito louco… Se não parar de chover até o final do mês para entrar nas várzeas só no final de novembro… Bom não preciso nem dizer que o ciclo ideal foi pras cucuia!!! A situação é muito triste… E mais triste está a situação do trigo que estava lindo e que agora está apodrecendo e deitando… Que São Pedro tenha piedade de todos nós e nos dê melhores dias ainda nesse ano!!! E que a seca depois não nos castiga a ponto de termos que aguar os campos para que o gado tenha pasto!!! Amen.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter