Rizicultores de SC registram 15% de queda na safra
Mau tempo e baixa luminosidade durante o plantio foram principais causas da quebra.
Produtores de arroz de Agronômica, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, registram queda de 15% na safra do grão deste ano. Como em outras culturas, o mau tempo e a baixa luminosidade, principalmente no período de plantio, foram os principais motivos da quebra da safra.
Os prejuízos são potencializados com a queda no valor de comercialização do produto registrada nos últimos quatro anos. Em 2004, a saca de arroz irrigado de Agronômica era vendida a R$ 34. Hoje, não passa de R$ 22.
Outro fator que impactou negativamente para os produtores no Estado é o bom desempenho dos produtores do Rio Grande do Sul, considerado o maior produtor de arroz do país.
Na próxima sexta-feira, um encontro vai discutir a relação entre rizicultura e meio ambiente. O seminário vai reunir lideranças ambientais no Estado, produtores, engenheiros agrônomos e vai contar com a presença da ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
Um dos pontos de maior divergência entre os dois setores é a lei que determina que as lavouras têm que ter, no mínimo, 30 metros de distância de recursos hídricos.