Roteiro técnico para sanar dúvidas sobre o manejo da lavoura de arroz

A programação inicia-se às 8 horas desta terça-feira, com as inscrições e o café da manhã, seguido de visita às estações de difusão. O roteiro tem previsão de duração de duas horas.

Os atuais baixos níveis de precipitação causados pelo fenômeno La Niña criam uma série de dúvidas para o produtor: banhar a lavoura ou aguardar a chuva? Quando realizar os tratos culturais no caso de desuniformidade da lavoura? Quando utilizar a adubação de cobertura? Para responder a essas e outras questões, IRGA e Associação dos Arrozeiros de Alegrete realizam no dia 7 de dezembro um Roteiro Técnico (ROTEC) sobre manejo da lavoura de arroz, na propriedade dos produtores Gilberto Pilecco e Evandro Pilecco, na localidade da Harmonia, próximo à BR 290.

Temas como cultivares, uso de sementes certificadas, tratamento de sementes, estratégias de adubação, manejo da irrigação e manejo integrado de doenças serão tratados no encontro, que terá a participação dos engenheiros agrônomos Rodrigo Schoenfeld, que tratará sobre estratégias de adubação, e Daniel Grohs, sobre manejo integrado de doenças. Ambos são pesquisadores do IRGA.

Segundo o responsável técnico do IRGA em Alegrete, Luis Henrique Ereno, as decisões tomadas na fase em que a planta atinge de 3 a 4 folhas, como a realização do controle de invasoras, adubação de cobertura e irrigação, são cruciais para que o cultivar expresse o potencial máximo de produção.

– O Rotec é uma oportunidade importante para os produtores tirarem dúvidas sobre o manejo dos cultivos. Esse é o período em que o produtor precisa tomar decisões essenciais e indispensáveis para o bom desenvolvimento da lavoura – afirma Ereno.

A programação inicia-se às 8 horas, com as inscrições e o café da manhã, seguido de visita às estações de difusão. O roteiro tem previsão de duração de duas horas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter