RS abre plantio do arroz com promessa

O presidente da Federarroz, Renato Rocha, espera que a nova gestão no ministério possa resolver problemas estruturais do setor.

Sem as presenças do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e do governador Tarso Genro, o plantio do arroz foi aberto, sábado, no Centro de Eventos de Restinga Seca. Apesar da chuva, centenas de produtores participaram. Maior produtor do país, respondendo por cerca de 65% da colheita do cereal, o Estado reduzirá área na safra 2011/ 2012 devido à frustração comercial.

O Irga estima cultivo de 1,057 milhão de hectares – recuo de 10,41%. O presidente da Federarroz, Renato Rocha, espera que a nova gestão no ministério possa resolver problemas estruturais do setor. O secretário de Política Agrícola do Mapa, Caio Rocha, prometeu solução para dívidas. "Vamos colocar em execução medidas fortes a fim de que não se precise todo o ano trabalhar uma renegociação." Apesar da garantia, ele frisou que problemas como tributos e Mercosul não se resolvem em um ano.

Apesar do atual cenário, com preço abaixo do custo, causado por excedentes, o secretário da Agricultura, Luis Fernando Mainardi, acredita que ao diminuir a área cultivada e, consequentemente, a oferta, haverá um equilíbrio no mercado. Assim, no horizonte traçado por ele, o produtor conseguiria, pelo menos, receber o preço mínimo de R$ 25,80 pela saca de 50 quilos estabelecido pelo governo federal. "Mesmo com a possibilidade de obtermos uma safra menor do que a do ano passado, nós temos a expectativa de preços estabilizados em torno do preço mínimo." A colheita começa oficialmente em março 2012.

5 Comentários

  • NEM MINISTRO NEM GOVERNADOR NA ABERTURA DA COLHEITA???? E O SECRETARIO DIZ QUE REDUZINDO AREA O PREÇO AUMENTA???? DESCOBRIRAM O SEGREDO ENTÃO…EH BRINCADEIRA…..ATE ELES SABEM A SOLUÇÃO, SO OS PRODUTORES DE ARROZ QUE AINDA NÃO SABEM……

  • Mas uma coisa esqueceram de anunciar Sr. Antonio, é o fato que a Argentina aumentou sua área de cultivo de arroz o ano passado em 60% em relação ao ano de 2009. E foi anunciado pelo ministro da agricultura daquele páis que até o ano de 2020 pretendem aumentar a área em mais 60%. E pelo que foi noticiado por especialistas também, é de que as áreas do Paraguai irão aumentar muito significativamente, inclusive com fomento do governo paraguaio. Assim que se diminuir nossas áreas pouco ou nada resolverá o problema dos arrozmeiros brasileiros. O arroz que faltar aqui, as industrias já tem garantido no Mercosul. Já produzimos o suficiente para nosso consumo e ainda sobra para exportar, doar, dar para gado, etc.. e assim mesmo vem arroz do mercosul… imagina se diminuirmos a produção?? O governo tem que defender a soberania de nossa agricultura e cumprir com a Lei do garantia de preço mínimo. Isto significa, garantir trabalho no Brasil em terras brasileiras.

  • TRABALHO E RENDA PARA BRASILEIROS EM TERRITÓRIO NACIONAL!!!!!
    PARA ESTE FIM QUE DEVEMOS LUTAR!!!

  • stella agora encontrei alguem que pensa como eu nao adianta reduzirmos arewa se o governo continuar importando nem podemos aumentar os preços porque seremos a alvo dos paises produtores e exportadores de arroz temos sim que fazer o governo reduzir impostos e deixar nosso arroz competitivo no mercado internacional se o nosso custo de produçao for menor que os preços de venda no mercado entramos de vez na exportaçao do produto

  • Concordo com Sra,Stella e Sr. Jose Leopoldo…………..de que adianta reduzirmos areas enquanto recebermos toneladas de arroz dos hermanos ?

    Seria muito mais comodo estimular os colegas para diminuir areas enquanto EU AUMENTO A MINHA . I
    STO SE CHAMA FALTA DE COLEGUIMOS E UNIÃO DE CLASSE .
    A redução de area será por outros fatores inerentes a nossa vontade ou desejo.

    Existem muitas pessoas que tem condições de reduzir areas e até NÃO PLANTAR diversificando com outras culturas, porém muitas orizicultores… TEM QUE PLANTAR ATÉ SUA HORTA PARA PODER TENTAR HONRAR SEUS COMPROMISSOS .

    Resumindo : Aqueles que tem condições de não plantar, reduzir areas ou plantar outras culturas que o façam.
    Temos de bater na TECLA DE NÃO ENTRAR ARROZ DO MERCOSUL OU ASIA E NÃO NÓS TERMOS QUE DIMINUIR AREAS PARA ABSORVERMOS ESTA PRODUÇÃO GERANDO EMPREGOS E RENDAS EM OUTROS PAIS QUE NÃO O NOSSO BRASIL !!

    EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS NA LAVOURA DE ARROZ………FABRICAS,COMERCIO E TUDO MAIS…………Acredito que esta luta deve ser de todos NÃO SÓ DE NÓS ARROZEIROS………………pena que poucos entendem ou se DÃO CONTA DA GRAVIDADE DO PROBLEMA !!

    Nem os politicos se dão conta…………….pena que poderá ser tarde quando se acordarem os que estão ADORMECIDOS

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter