RS começa a intesificar preparo de áreas para próxima safra

Preocupação é com o excesso de chuvas em setembro que pode atrasar a semeadura.

Os arrozeiros do Rio Grande do Sul começam a intensificar o preparo das áreas que irão ocupar na próxima safra. Em alguns municípios, estão iniciando o preparo antecipado do solo, trabalhos de drenagem, limpeza de canais, remonte de taipas, manutenção das máquinas, alguns realizando os primeiros trabalhos de nivelamento e viabilizando crédito e adquirindo insumos.

As chuvas excessivas ocorridas durante as semanas anteriores causaram inundação de algumas lavouras situadas às margens de arroios e rios, principalmente na Região Metropolitana e seu entorno, prejudicando o trabalho de preparo final do solo para semeadura. Mesmo nas áreas mais elevadas houve paralisação dos trabalhos devido ao excesso de umidade.

Essa situação, entretanto, teve pouca influência nos trabalhos das lavouras com sistema de cultivo sobre lâmina d’água (pré-germinado). Nota-se preocupação de alguns produtores, principalmente dos que cultivam no sistema de cultivo com semeadura em solo seco, com relação às previsões de grande número de dias com chuva durante o mês de setembro, o que, se confirmado, diminuirá a chance de ocorrência de sol e calor, podendo atrasar o preparo de solo para quem semeia em solo seco e diminuir o ritmo de semeadura para quem a faz sobre lâmina d’agua. Com informações do boletim semanal divulgado pela Emater (RS)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter