RS já colheu 2% da lavoura de arroz e tem mais 11% prontos

Levantamento da Emater/RS indica que preços estão 20% abaixo da média histórica.

As boas condições meteorológicas ocorridas na semana, especialmente em relação à insolação, favoreceram a cultura que está em enchimento de grãos na maior parte das lavouras, chegando aos 42% e já apresentando evolução na colheita na Fronteira Oeste e região Central do Estado, chegando aos 2% da área do Rio Grande do Sul.

Na região Sul, onde ainda não há áreas em colheita, a lavoura se encontra predominante em enchimento de grãos, com 52% da área nesta fase; 43% estão em floração e os 5% restantes ainda em desenvolvimento vegetativo. Nessa região, agricultores retomam otimismo com relação à expectativa de produtividade e produção, em razão da melhora nas condições do clima, com mais luminosidade e permanência das temperaturas altas.

Na região Central, onde já iniciou a colheita das primeiras lavouras, as fases são majoritariamente de desenvolvimento vegetativo e floração. Esta semana, foi realizada aplicação de fertilizantes e defensivos, principalmente fungicidas.

Na Campanha e Fronteira Oeste, a semana teve condições climáticas favoráveis para a cultura, com boa insolação e temperatura, embora tenha ocorrido alguma temperatura baixa nas madrugadas dos primeiros dias da semana, sem prejuízo ao andamento das lavouras.

Nas regiões do Litoral, desde o Norte até o Sul pelas áreas lagunares, e na CentroSul, as fases da cultura se situam em 30% ainda em desenvolvimento vegetativo, 30% em floração e já com 40% em maturação. Seguem as aplicações de cobertura e os tratamentos fitossanitários em alguns casos, conforme a necessidade e a cultivar.

Nessas áreas, os produtores relatam alto valor dos insumos e defensivos como redutores do lucro, mesmo com a perspectiva de um leve aumento no preço. Outro fator fundamental no cálculo do custo de produção é o custo do arrendamento do hectare, já que uma parcela significativa dos produtores de arroz são arrendatários; essa condição se dá especialmente nessas regiões, aonde o percentual de áreas arrendadas chega a 65% da área cultivada.

Mercado (saca de 50 quilos)

Novamente, nessa semana, houve pequena queda na saca de arroz comercializada pelos produtores gaúchos, caindo mais 0,28% em relação à semana passada, baixando para R$ 39,57, conforme levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar esta cotação fica distante 20,97% da média histórica geral de preços.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter