RS já está plantando arroz
O Rio Grande do Sul já começou o plantio da próxima safra de arroz. Algumas lavouras da Fronteira-Oeste e da Campanha já estão sendo semeadas.
Os arrozeiros gaúchos já colocaram as máquinas na lavoura e estão semeando a safra de arroz 2004/2005. Também é grande o movimento de produtores dessecando as áreas desde o final de agosto, com a meta de iniciar o plantio ao final deste mês de setembro.
Em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, as primeiras lavouras semeadas estão nas várzeas próximas ao Rio Uruguai, portanto têm garantia de água para a irrigação. O clima, o alto custo de produção projetado para esta safra (quase R$ 30,00 o saco de 50 quilos) e os baixos preços praticados pelo mercado por causa dos excedentes uruguaios e argentinos são os fatores que ainda preocupam no Rio Grande do Sul.
Um relatório completo da intenção de plantio da safra 2004/2005 de arroz deverá ser divulgado pelo Instituto Rio-grandense do Arroz durante a 1ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz, que ocorrerá em Tapes, de 24 a 26 deste mês. O presidente do Irga, Pery Sperotto Coelho, acredita que ainda é cedo para prever a área que será semeada no Rio Grande do Sul este ano. Porém, admite que na Fronteira-Oeste há uma estimativa de queda de 27%.
O presidente da Federarroz, Valter José Pötter, considera que apesar da tendência de redução de área nas regiões afetadas pela estiagem, qualquer previsão é precipitada. “Se chover bem até o final de outubro, todo mundo planta. Há um bom parque de máquinas para isso e as lavouras estão prontas”, lembrou.


