RS tem 11,6 mil hectares de arroz colhidos
Para o presidente do Irga, Maurício Fischer, o procedimento está dentro do previsto.
Cerca de 1,2% da área plantada com arroz no Estado já foi colhida. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o processo ainda não iniciou na região de Pelotas e o município de São Borja, na Fronteira Oeste, apresenta a maior evolução, com 7% da área colhida. Os dados apontam que os produtores gaúchos colheram, até a sexta-feira (15), 11,6 mil hectares.
Para o presidente do Irga, Maurício Fischer, o procedimento está dentro do previsto.
– As áreas colhidas foram plantadas no final de setembro e início de outubro – afirma.
Fischer ressalta que o ponto alto da colheita deverá ser em março, mês que historicamente concentra a maior parte do processo e coincide com a abertura oficial.
Itaqui, Uruguaiana e Santa Maria também avançaram na colheita, mas não atingem 5% do total plantado. Enquanto isso, a Fronteira Oeste tem 3,4% do processo concluído e a Depressão Central 0,3%. Nas Planícies Costeiras Interna e Externa, a colheita chega a 0,3% da área plantada. A Zona Sul, por ter realizado a semeadura no final de outubro em decorrência das chuvas, ainda não iniciou o procedimento.
Cotação do arroz estabiliza após semana conturbada
A cotação do arroz encerrou a última semana estável. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço da saca de 50 quilos de arroz, com 58% de grãos inteiros, fechou em R$ 25,08. A cotação, que havia começado a semana em R$ 25,52, teve duas quedas acentuadas, mas mostrou estabilidade de quarta para sexta-feira (15).