RS tem 3% da safra de arroz colhida às vésperas da Abertura Oficial
Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, há registros de esterilidade de grãos, ou seja, os grãos não tiveram formação..
Faltando seis dias para a abertura oficial, os arrozeiros gaúchos colheram 3% dos 1,055 milhão de hectares plantados. De acordo com o levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), as lavouras estão com bom desenvolvimento e a Fronteira Oeste apresenta 6,4% da safra colhida. A previsão é de que o procedimento se intensifique no início de março, quando a colheita será aberta oficialmente, em Cachoeirinha.
Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, há registros de esterilidade de grãos, ou seja, os grãos não tiveram formação.
– O problema é localizado em algumas regiões e a ocorrência é maior em relação à safra passada – afirma.
A produtividade média das lavouras colhidas até o momento chega a 7,3 mil quilos por hectare, acima do previsto anteriormente.
A Fronteira Oeste, região mais adiantada, apresenta lavouras com bons rendimentos. A agrônoma do instituto Sintia Trojan, explica que a região não enfrentou frio e o tempo se apresenta seco.
– Quem começou a colher não teve que interromper o processo por motivos climáticos – disse.
Sintia ressalta que a expectativa de chuvas para os próximos dias amenizará a possível falta de água.
A Zona Sul, única região que não iniciou a colheita, semeou tarde em decorrência do clima e deverá colher as primeiras lavouras na próxima semana. Nas demais regiões, o procedimento não atinge 2%. A 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz se inicia na próxima quinta-feira (28) e irá até o domingo (2).