Rússia amplia importações de arroz da Índia
(Por Planeta Arroz) A Rússia propôs reviver a prática de décadas de apresentar “papel LC (letra de pontuação de crédito)” citando sanções financeiras porque procura garantir exportações ininterruptas da Índia por um mecanismo de rúpia da dívida estatal, uma janela dedicada para a Índia reembolso da dívida soberana que permite descontos de 9 a 10% na taxa de câmbio para importadores russos, informou o The Economic Times.
Se a proposta for aceita, as exportações indianas para a Rússia deverão testemunhar um aumento. O Banco da Rússia e o Reserve Bank of India (RBI) estão examinando como tornar isso viável e, ao mesmo tempo, cumprir as sanções internacionais. “Funcionários dos dois bancos centrais se reuniram duas vezes e continuam conversando, embora a decisão final não tenha sido alcançada”, disse uma das pessoas associadas às negociações ao Economic Times sob condição de anonimato.
Representantes russos também enviaram um álbum de assinaturas de bancos e dignitários russos, um documento chave que ajuda a autenticar a prática de LCs em papel ao RBI. Se a embaixada russa local puder validar tal álbum, isso deve ajudar a ganhar o nível de conforto do RBI. “Se a prática de cópia física ou LC em papel for revivida e aceita pelo RBI em breve, apoiará o mecanismo de rúpia da dívida de crédito do estado, que por sua vez possui um enorme potencial para os exportadores indianos, principalmente após as sanções econômicas globais a Moscou”. disse Sachin Bhansali, diretor da Girnar Food & Beverages.
O mecanismo de crédito estatal originou-se durante o antigo regime da URSS, quando a União Soviética apoiou a Índia fornecendo itens essenciais que eram necessários para o desenvolvimento de infraestrutura, energia e defesa. Quando a URSS foi dividida, houve um acordo bilateral entre a Rússia e a Índia sobre um empréstimo soberano que a Índia havia tomado. A Índia continua pagando em rúpias para uma conta RBI mantida pelo VEB Bank, o banco russo de desenvolvimento. O prazo de reembolso terminará em 2037, de acordo com pessoas a par do assunto.
Um importador russo tem a vantagem de pagar aos exportadores indianos por essa rota. Ele paga cerca de 90 centavos contra US$ 100 ao seu banco local, que por sua vez pede ao RBI que debite rúpias iguais a US$ 100 e credite na conta do exportador indiano. Sanções econômicas impediram a Rússia de acessar o sistema de pagamento SWIFT, um gateway de pagamento global usado anteriormente para enviar LCs. Os exportadores indianos entraram em contato com todas as autoridades governamentais enquanto aguardam uma resolução.
A Rússia compra anualmente 43-45 milhões de kg de chá da Índia. Importa centenas de milhares de toneladas de arroz não basmati da Índia. Café, tabaco, fertilizantes e produtos farmacêuticos são outros itens de exportação da Índia para a Rússia.