Ruzene lança Piagüí, o primeiro miniarroz negro do Brasil
Aroma dos grãos lembra os pinhões e produção está direcionada à arte da gastronomia.
Fruto de uma década de pesquisas, o Centro de Intercâmbio e Pesquisa Arroz Ruzene (Cipar) em Guaratinguetá, voltou a surpreender o mercado lançando uma variedade exclusiva e pioneira de mini arroz negro, com aroma de pinhões: o Piagüí. O nome é uma homenagem da família Ruzene – e do fundador da empresa, José Francisco Ruzene – à localidade e ao Rio Piagüí, no interior paulista, que fornece água para a irrigação do Cipar e das lavouras.
“Nessa variedade combinamos as melhores características nutritivas do Arroz Preto com a leveza e a unicidade do mini arroz. Nela mantêm-se as altas propriedades de proteínas e fibras, com os menores grãos do mundo. O Piagüí contém antocianinas e compostos fenólicos, que conferem ao arroz sua coloração escura, e colaboram com ações antioxidantes, aspectos imensamente benéficos à saúde”, enfatiza. É primeiro miniarroz negro de nossa história gastronômica.
“É um arroz original e muito bonito, com textura especial que traz sensação nova, e sabor que lembra o pinhão, um produto da região. Fazemos de 10 a 20 cruzamentos por ano para ver o que sai de diferente do que existe no mercado”, diz o agricultor José Francisco Ruzene, que há 15 anos conquistou a parceria do renomado chef Alex Atala e apareceu no mapa de sabores brasileiros com seu arroz negro, matriz da nova empreitada.
Segundo Ruzene, o Vale do Paraíba é uma área com o clima ideal para o desenvolvimento aromático dos arrozes. “Acho que esse vai tomar o espaço do arroz negro tradicional. Chama mais atenção, e vários restaurantes já estão trabalhando com ele. Seu tamanho é de 20% em relação ao outro e esperamos uma aceitação melhor também entre as crianças”.
Nas panelas, o pai do Piagüí não gosta de grandes invenções e receitas que possam mascarar o sabor natural do arroz. Aconselha carnes e temperos mais leves e, de preferência, os frutos do mar. Para o início de 2020, ele anuncia a apresentação de mais dois miniarrozes, um vermelho e um branco, com perfume à semelhança do indiano basmati. A reportagem completa estará na edição impressa de Planeta Arroz de fevereiro.
FIQUE DE OLHO
Nesta terça-feira, a redação e Planeta Arroz recebeu um quilo do Mini Arroz Piagüí Ruzene para degustação.