Safra de arroz argentina beirou 1,58 milhão de toneladas

Argentinos devem manter a tendência de retração em área e produção para a próxima temporada por causa dos preços mais fracos e prejuízos na atual temporada.

Com uma queda de 1,3% sobre os volumes colhidos na temporada 2013/14, o Ministério da Agricultura da Argentina (Minagri) divulgou os números finais da safra de arroz 2014/15, em 1,58 milhão de toneladas. A área plantada, segundo o relato, alcançou 239 mil hectares, com um recuo de 4,2 mil/ha frente ao ciclo anterior.

O recuo foi de 1,7%. Os analistas argentinos acreditam que a área de arroz e a produção devem manter a tendência de redução nesta temporada. Apesar de conseguir vencer algumas licitações no Oriente Médio, e ampliar sua presença em países como a Venezuela e o Chile, o arroz argentino perdeu competitividade e os preços praticados na primeira metade do ano ficaram bem abaixo do custo médio de produção.

A falta de rentabilidade levou o governo argentino a criar um pacote de socorro ao setor. Ainda assim, soja e gado estão mais atraentes. Inicialmente a expectativa é de uma redução de 1% a 2% em área e até 3% em produção, por conta também da redução no uso de insumos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter