Safra de arroz de verão 2022/23 deve cair 6% na Índia
(Por Reuters) A produção de arroz semeado no verão da Índia deve cair 6% na safra 2022-23, de acordo com a última previsão do governo, à medida que as chuvas de monções no leste do país atingem o plantio e a produtividade das colheitas.
Os agricultores da Índia, o segundo maior produtor de arroz do mundo, provavelmente colherão 104,99 milhões de toneladas de arroz no ano-safra que começou em julho de 2022, abaixo dos 111,76 milhões de toneladas do ano anterior, disse o Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores em uma afirmação.
O governo havia estabelecido anteriormente uma meta de 112 milhões de toneladas para a produção de arroz semeado no verão do atual ano-safra.
A produção de arroz semeado no verão da Índia representa mais de 85% de sua produção anual, que saltou para um recorde de 130,29 milhões de toneladas na safra anterior até junho de 2022.
Depois que as chuvas de monções desiguais no leste da Índia levantaram preocupações sobre a produção, o governo do primeiro-ministro Narendra Modi no início deste mês proibiu as vendas no exterior de arroz 100% quebrado e aplicou um imposto de exportação de 20% sobre arroz integral e branco.