Safra de arroz em Mato Grosso aumenta 5,7%
A produtividade deve crescer 4,3%, que é a diferença entre as 2,850 toneladas por hectare da safra anterior passando a 2,972 toneladas agora.
O mais recente levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a safra 2008/09 de arroz de Mato Grosso passará de 683,4 mil toneladas para 722,5 mil. O aumento será 5,7%. A produtividade deve crescer 4,3%, que é a diferença entre as 2,850 toneladas por hectare da safra anterior passando a 2,972 toneladas agora.
O levantamento aponta ainda que o aumento da área plantada representou 1,4% saindo de 243,1 mil hectares para 239,8 mil. O plantio terminou há cerca de 50 dias. Na região Norte de Mato Grosso, onde é plantado arroz em terras altas, não foi apontado o percentual de aumento da safra.
O presidente licenciado do Sindarroz, Joel Gonçalves Filho, disse, ao jornal A Gazeta que o pequeno incremento na safra de arroz mato-grossense não ocorreu apenas pela manutenção do preço em alta da saca, mas também pelo desenvolvimento de sementes próprias para plantio em terras velhas.
Um dos grandes problemas dessa cultura é que ela exigia terras novas para se desenvolver. Então, havia necessidade de muita abertura de área para que a atividade continuasse. Mas, com todos os problemas ambientais relativos à expansão da fronteira agrícola no Estado e a queda frequente de preço, o setor foi desestimulado.
Para ele, a situação que ainda atrapalha a atividade, é o baixo preço mínimo estabelecido pela Conab para o Mato Grosso. Enquanto aqui a Conab fixou o valor em R$ 25 a saca, para o Rio Grande do Sul ficou em R$ 32. Da mesma foram foi para Goiás, que ficou com o preço do Sul.