Safra de arroz magra em Cachoeira do Sul (RS)

 Safra de arroz magra em Cachoeira do Sul (RS)

Colheita do arroz: Cachoeira já colheu 70% da lavoura de arroz da safra 2013/2014

Pesquisas do Irga demonstram que rendimento pode ficar em até 6 mil quilos por hectare, pois produtividade vem caindo a cada semana.

Cachoeira do Sul pode registrar dentro de 40 dias a pior de suas últimas cinco safras de arroz, aponta o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A estimativa do Irga é que a produtividade média da lavoura gire entre 6 mil e 6,3 mil quilos por hectare, abaixo dos 7,5 mil quilos projetados na época do plantio da lavoura, em outubro do ano passado. Nos últimos anos, a pior safra foi em 2010, quando a enchente destruiu parte das lavouras. Naquela safra, o rendimento em Cachoeira foi de 5.431 quilos por hectare.

A previsão feita nesta quinta-feira pelo coordenador regional do Irga, agrônomo Jaceguay Barros, vem se confirmando a cada semana, quando a autarquia divulga um levantamento sobre a evolução da safra em Cachoeira. Na semana passada, segundo dados do Irga, a produtividade média da lavoura era de 7.031 quilos por hectare no município, que nesta safra semeou 33.420 hectares. No levantamento divulgado nesta semana, o rendimento caiu para 6.754 quilos por hectares. Os agricultores ainda precisam colher 9.892 hectares, lavouras plantadas tarde que devem render menos produto.

UCR ANTECIPOU 

Esta previsão feita pelo Irga se aproxima da produtividade anunciada na semana passada pela União Central dos Rizicultores (UCR), que aponta um rendimento de 6 mil quilos por hectare. Alguns produtores estão inclusive revoltados com os resultados das parciais do Irga, que coleta os dados direto nas propriedades ou entra em contato por telefone com os arrozeiros. Quatro servidores do Irga são responsáveis por este trabalho em Cachoeira, onde nesta safra eles ouviram 129 produtores até esta semana. A revolta dos produtores é por causa do preço. Nos anos em que a produção é alta, o valor do arroz despenca em virtude do excesso de oferta. Quando a colheita é fraca, o preço sobe, pois o produto passa a ser disputado pelas indústrias.

PARA SABER MAIS

As principais causas da
baixa produtividade

 Replantio fora de época por causa da enchente de
novembro no ano passado

 Altas temperaturas de dezembro e janeiro, que
provocaram esterilidade

 Repetição de áreas, usando terra fraca, ao invés
de rotação ou pousio

BALANÇO

A produtividade por safra em Cachoeira
> 2010 – 5.431 quilos por hectare
> 2011 – 7.200 quilos por hectare
> 2012 – 7.326 quilos por hectare
> 2013 – 7.250 quilos por hectare
> 2014 – 6.000 e 6.300 quilos por hectare (*)

(*) Estimativa do Irga

Fonte: Irga

3 Comentários

  • Não tenho conhecimento, qual o custo por hectare ai no sul, aqui no em Alta Floresta no MT, o preço que estão pagando não tem condições de pagar as contas, o custo subiu e o preço não acompanha.

  • Boa tarde.
    Bem vindo ao clube……….
    É um ano achando que manda no mercado e vários mantendo os parceiros ganhando.
    “Soja na várzea neles.”

  • Sr Wagner, respondendo melhor a sua dúvida e esclarecendo a minha colocação com referência ao mercado vamos pegar o exemplo da notícia, Cachoeira do Sul.
    Se a produtividade do município, segundo o IRGA é de 6300 kg/ha e o custo de produção calculado também pelo IRGA (conforme publicado no site do Instituto) é de aproximadamente R$ 4890,00/ha o saco deveria ser comercializado por R$ 38, 80 e o preço ainda não esta isso.
    Infelizmente, para os produtores de Cachoeira do Sul este será um ano de manter os demais parceiros da cadeia produtiva do arroz ganhando em cima do seu trabalho por falta de remuneração adequada pela consequência da baixa produtividade.
    Boa Sorte.
    Bons negócios.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter