Safra de arroz marcou passo

El Niño derrubou a produtividade, mas La Niña traz esperança para 2010/11, dizem técnicos e produtores em seminário de arroz na cidade de Cachoeira do Sul (RS).

A lavoura de arroz de Cachoeira do Sul na safra 2009/10 colheu o pior resultado dos últimos sete anos e segundo pior da última década. Apesar do esforço do Irga pela difusão de novas tecnologias e práticas de cultivo, a produtividade média que vinha em escalada crescente caiu para 5.431 quilos de grãos por hectare. A colheita ficou 23,5% abaixo da média esperada, que era de 7,1 mil quilos/hectare.

O fenômeno El Niño, com o excesso de chuvas e pelo menos três grandes enchentes, foi o principal vilão. Segundo Jaceguay Barros, coordenador do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) para a região da depressão central, o clima foi responsável pela perda total de 10.580 hectares de lavoura de Cachoeira do Sul. As lavouras remanescentes, 28.980 hectares, tiveram significativas perdas de rendimento. Em relação a safra 2008/09, a produtividade média caiu 21,2%.

SEMINÁRIO – Os números da safra 2009/10 foram revelados ontem durante o seminário do Irga, na Sociedade Rio Branco, onde cerca de 140 produtores participaram de palestras e orientações para a próxima safra. As esperanças dos lavoureiros se renovaram com a projeção feita pela meteorologista Estael Sias, que apresentou a previsão do fenômeno La Niña para a safra 2010/11. “O tempo seco é bom para a cultura de arroz, mas para isso é importante plantar na época certa”, destacou o agrônomo José Patrício de Freitas.

AGENDA

A Assembleia Legislativa do Estado promove amanhã, a partir das 10h, em Porto Alegre, um encontro com representantes do setor produtivo, da indústria e de mercados para discutir a cotação do arroz. Segundo o presidente da União Central de Rizicultores (UCR), Pinto Kochenborger, é preciso encontrar “o furo da bala. No mercado, o preço do arroz subiu 5,4%, mas para os produtores a queda no preço foi de 35%. Alguém está ficando com essa diferença. É a primeira vez que a indústria e os mercados aceitam discutir o assunto. Se não houver diálogo, a Assembleia Legislativa deverá instalar uma CPI para cuidar do caso”, observou Kochenborger.

Importante

O final de 2009 e o primeiro semestre deste ano foram marcado pela presença do fenômeno atmosférico El Niño, que é caracterizado pelo maior regime de chuvas. “Quem entrará em cena agora no segundo semestre é o La Ninã, onde a tendência é ter impactos opostos ao do El Niño. Os produtores de arroz da região de Cachoeira do Sul devem plantar na época certa, que é entre a 2ª quinzena de setembro até, no máximo, o dia 10 de novembro”, destaca o agrônomo José Patrício de Freitas.

ATENÇÃO

Um plano de ação que poderá guiar o setor rizicultor nos próximos cinco anos começou a ser definido ontem durante reunião extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, em Brasília. Representantes do governo, da indústria e dos produtores acertaram um roteiro para o setor, englobando gargalos e oportunidades, com definição das metas até 2015. As propostas de agenda estratégica para os cinco anos seguintes estão sendo consolidadas pelas 25 câmaras setoriais, sob a coordenação do Ministério da Agricultura e, até o final de agosto, serão entregues ao ministro Wagner Rossi.

LISTA
Os 10 mandamentos para elevar a produtividade

1. Época certa de semeadura
2..Preparo antecipado de solo, com 100% até agosto
3. Adubação correta de acordo com análise de solo
4. Irrigação da lavoura até o estágio máximo de três folhas na planta
5. Controle precoce de plantas invasoras
6. Controle de insetos, monitoramento e prevenção
7. Controle de doenças da planta
8. Uso de sementes certificadas
9. Responsabilidade e sustentabilidade ambiental
10. Gestão da lavoura com registro e análise das informações

Fonte: Irga

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter