Safra de arroz tem 3,3 milhões de toneladas vendidas no Rio Grande do Sul
A porcentagem representa os negócios fechados, incluindo o produto que ainda não foi entregue.
Os arrozeiros gaúchos comercializaram 44,3% da safra de arroz até o dia 31 de maio. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), cerca de 3,3 milhões de toneladas do grão foram vendidas, o que demonstra que os produtores estão abastecendo o mercado. A porcentagem representa os negócios fechados, incluindo o produto que ainda não foi entregue.
Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, os arrozeiros aproveitaram a melhora nos preços do cereal para vender a safra e adquirir os insumos para a próxima lavoura. “Com a alta no custo de produção, eles estão comprando antecipadamente os insumos”, diz. Fischer ressalta que a comercialização &ea cute; considerada normal. No levantamento anterior, os produtores tinham negociado 16,1% da safra até o dia 22 de abril.
A Zona Sul tem 49% da produção vendida, enquanto que os arrozeiros da Fronteira Oeste comercializaram 48%. Já na Campanha, 47% do grão colhido foi escoado e na região de Camaquã, o valor chega a 46%. Os municípios que abrangem a Planície Costeira Externa têm 36% da produção comercializada e na Depressão Central, o número não atinge 33%.
A pesquisa foi realizada nos dias 2 e 3 de junho com produtores de todas as regiões gaúchas e corresponde ao arroz colhido na safra 2007/08. A produção total do Rio Grande do Sul chega a 7,44 milhões de toneladas até o momento.