Safra gaúcha alcança 89% da área cultivada, ainda em atraso

Emater/RS indica que, em média, em 3 de dezembro pelo menos 98% da área costuma estar semeada.

Os arrozeiros gaúchos estão aproveitando as "janelas" de tempo bom para a aceleração final do plantio, mas o atraso é irreversível. Nesta primeira semana de dezembro a fase ainda é de plantio, emergência e desenvolvimento das lavouras, segundo divulgou nesta quinta-feira (3/12) a Emater/RS.

Os produtores conseguiram realizar o plantio em vários municípios, principalmente nas regiões Centro, Campanha e Zona Sul, uma vez que a semana ofereceu condições para o avanço do trabalho, com as máquinas operando inclusive no período da noite. Esta condição se manteve até a terça-feira (01/12), mas não foi suficiente para se aproximar da conclusão da semeadura no Estado. A estimativa atual é de que 89% das áreas já estejam plantadas, no âmbito estadual.

A partir da quarta-feira (02/12), chuvas intensas voltaram a paralisar as atividades, em especial na Depressão Central e na Fronteira-Oeste do Estado. Apesar do bom avanço em relação ao índice verificado no período anterior, a presente safra se encontra defasada em relação à média dos últimos anos, enfatizam os técnicos da Emater.

A dúvida, segundo eles, é se os produtores encontrarão tempo hábil para semear todo o restante da área prevista, havendo a possibilidade de uma redução na área, maior do que a estimada inicialmente. No momento persistem as dificuldades no controle das plantas invasoras, devido principalmente à rapidez de infestação das lavouras e às condições desfavoráveis para o trabalho da aviação agrícola.

As chuvas dos últimos meses dificultaram os trabalhos iniciais; por outro lado, contribuíram para a manutenção dos volumes dos açudes e barragens, na sua totalidade. Com base nas consultas realizadas por seus escritórios regionais e municipais, a Emater/RS reporta preço médio na semana de R$ 39,97/saca de 50 kg do arroz em casca no Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter