Safra gaúcha de grãos deve atingir 29 milhões de toneladas, diz Emater-RS

O destaque positivo desta safra é a soja, que apresentou um aumento de área de 2,8%, ultrapassando os 5 milhões de hectares plantados.

Impulsionada pela ampliação da área de soja e pelo aumento das produtividades dos demais grãos, a safra 2014/2015 projeta quase 29 milhões de toneladas de grãos, entre arroz, feijão, milho e soja, o que lhe confere a maior safra de verão do Rio Grande do Sul. Os números foram apresentadaos pelo presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, na manhã desta quarta-feira (11), no espaço da Instituição, durante a Expodireto, que acontece no Parque da Cotrijal, em Não-Me-Toque.

O destaque positivo desta safra é a soja, que apresentou um aumento de área de 2,8%, ultrapassando os 5 milhões de hectares plantados, o que permite projetar uma produção total de 14,84 milhões de toneladas do grão. "Se confirmados esses números, esta será a maior safra de soja do nosso Estado", anuncia Kuhn. Segundo o presidente, isso se deve às condições climáticas, à capitalização dos produtores a partir dos bons números da última safra, e ao uso de tecnologias.

Kuhn se diz orgulhoso em anunciar a safra recorde para o Rio Grande do Sul. "Quem diria que eu, um pequeno agricultor de Quinze de Novembro, estaria aqui hoje anunciando esta safra recorde para o Estado", disse, ao frisar que "o destino realmente pode nos surpreender".

"Esta safra demonstra a capacidade dos técnicos da Emater no repasse de tecnologias e a preparação e forte adaptação dos agricultores, que encaram os desafios e conferem para o Estado um impacto econômico de R$ 23 bi, a preço do mercado de hoje", analisa o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.

1 Comentário

  • A EMATER já começou a lançar suas ” pérolas de previsão de safra ”
    Até que estava demorando.
    Safra recorde todo o ano, é dar sono esse papo furado.
    Podiam trocar o refrão repetido todo o santo ano.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter