Safra gaúcha está atrasada. E a do Mercosul também.

 Safra gaúcha está atrasada. E a do Mercosul também.

Safra do Conesul deverá atrasar e ter queda na produtividade

Ritmo de semeadura é muito inferior ao do ano passado, e deverá trazer implicações à produtividade e á produção da lavoura gaúcha. O Mercosul também atrasou o plantio.

Mesmo com a intensificação das operações de semeadura nos últimos 10 dias, a evolução do plantio da lavoura de arroz do Rio Grande do Sul é muito inferior ao estágio do cultivo no ano passado, o que já gera preocupação do setor com relação aos resultados de safra. Enquanto no dia 4 de novembro de 2010 o Rio Grande do Sul já havia plantado 998,3 mil hectares de lavoura, totalizando 85,3% da área prevista, na mesma data em 2011, apenas 55,7%, ou 598 mil hectares estão semeados. A região mais adiantada é a Zona Sul, com 67,5% cultivados, seguida da Fronteira Oeste, maior região em extensão, com 64,8%.

A Planície Costeira Interna, com 34,6%, a Planície Costeira Externa, com 46,9% e a Depressão Central, com 48,2%, são as regiões com o plantio mais atrasado em razão do clima, dos problemas de preços e da temperatura do solo. O Irga projeta uma redução de 8,3% da área plantada e o atraso da semeadura pode ainda causar redução da produtividade média. Também atrasaram as operações de preparo do solo e a semeadura, a baixa rentabilidade dos produtores nos dois últimos anos e a dificuldade de acesso ao crédito oficial.

A semeadura também está atrasada na Argentina e no Uruguai. Na Argentina o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca estima que 50% da área, ou 120 mil hectares, já foram semeados, enquanto na safra passada nesta época já alcançava 73%. A Argentina reduziu sua área de 258 mil hectares para 238 mil, este ano, ou 7,75%. No Uruguai o governo projeta em 58% a área semeada, quando na safra passada aproximava-se de 70%. No Mercosul, o clima é responsável pelo atraso. De qualquer maneira, este atraso afetará a produção do bloco com queda de produtividade.

4 Comentários

  • Mas não está atrasado coisa nenhuma. A verdade é que não será plantada a área que se esperava em função dos preços ruins e da escassez de água em alguma regiões, inclusive na Argentina e no Uruguai, aonde a seca já está castigando. Sempre acham desculpas para não assumir a verdade de que os produtores estão cansados de tomar prejuízos. Com o preço altíssimo no mercado internacional, a indústria vai ter que se avivar se quiser arroz barato ano que vem de novo!!! Um abraço.

  • ESPERO QUE NA SAFRA DO ANO QUE VEM, SE CONSIGA VENDER ARROZ A PELO MENOS R$ 30,00 A SACA, O QUE SERVIRA APENAS PARA COMPENSAR O PREJUIZO HISTORICO DESTE ANO…APENAS ISSO…

  • HA ja estão preocupado com o resultado de safra? QUEM está preocupado? as industrias, o consumidor?porque o rizicultor tá preocupado faz tempo em tentar pagar suas dividas com o misero valor pago por uma saca de arroz….

  • hahaha, agora o bixo vai pega, senhores ate o natal pelas contas do nosso orgulhoso governo nao vamos atingir 90% da area alias acho q se querem essa area que tao achando que sera semeada so se somar com a do ano que vem, a reduçao nao sera tao pela consiencia de certos produtores e sim da falta de dinheiro isso sim, na minha regiao ate as queridas cooperativas amigas que emprestam dimdim com juro bem baratinho esta cortando o fiado dos arrozeiros, e a industria que nao e boba nem um pouquinho oferece dinheiro aos monte, tomara que nao tenha produtor louco para ficar na mao da industria, pois se nao tem credito oficial que nao plante tanto

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter