Safra tri

 Safra tri

Roraima pode colher três safras anuais de 6,5 mil kg/ha.

A cultura do arroz no estado de Roraima tem potencial para alcançar excelentes resultados. O clima enso-larado e com temperaturas altas o ano inteiro, típico da região do extremo norte brasileiro, são os ingredientes perfeitos para a orizicultura. Com possibilidade de plantar até três safras em um único ano, a área cultivada com arroz tem dificuldade em expandir por questões geográficas. Cercada pela floresta amazônica, todas as propriedades rurais de Roraima devem ter reservas ambientais de pelo menos 20% de suas áreas. 

Mas fazer três colheitas por ano ainda é uma meta que está sendo perseguida e que depende de aperfeiçoamento das técnicas de manejo. Ainda sem arriscar em inovações, os produtores roraimenses plantam em maio e colhem em agosto a safra de inverno e entre outubro e janeiro fazem a safra de verão. 

Roraima cultivou nas duas últimas safras cerca de 25 mil hectares de lavouras de arroz, área pouco significativa se comparada aos grandes produtores deste cereal, Rio Grande do Sul (1,04 milhão de hectares) e Mato Grosso (644,8 mil hectares). Apesar de pequena em tamanho, a orizicultura em Roraima tem bons resultados na produtividade. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a média de produtividade em Roraima é a terceira melhor do Brasil, com 5.350 quilos de grãos por hectare. Este desempenho só é superado pelas lavouras gaúchas e catarinenses, onde a cultura se mostra mais tecnificada, mas com apenas uma colheita por ano.

Questão básica
O clima favorável para o arroz no estado de Roraima também garante ciclos mais curtos da lavoura, em média 90 dias, enquanto que na região sul algumas cultivares têm ciclos de aproximadamente 120 dias.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter