Safras oferece curso online de gestão estratégica na comercialização de arroz

 Safras oferece curso online de gestão estratégica na comercialização de arroz

Bento: mercado mudou e estratégias também precisam mudar

Mudanças no mercado exigem novo enfoque sobre a estratégia comercial.

O mercado de arroz mudou! E é preciso criar novas estratégias eficazes de negociação. Assim o analista da Safras & Mercado, Elcio Bento, define o novo momento da orizicultura mundial e convida produtores e agentes de mercado a participarem do Curso Online Gestão Estratégica na Comercialização de Arroz. "A ideia é que os agentes aprendam tudo sobre os fundamentos de produção, consumo global e a formação de preço do mercado doméstico. Além disso, saibam como fazer e análises de séries históricas, com ferramentas econométricas para cenários futuros", explica.

As abordagens serão:

Produção e consumo mundial de arroz, análise de rentabilidade, mapeamento dos players do mercado, perspectivas de preços, inter-relação do arroz com diversas commodities e a influência destas. "O curso traz informações para aprimorar seu entendimento da nova dinâmica do mercado de arroz, possibilitando um melhor posicionamento dos agentes em suas estratégias. E isso permite que tome melhores decisões baseadas em conteúdos ricos e atuais", observa o analista que será o responsável pelo treinamento que tem vagas limitadas.

Élcio Bento é economista, graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, faz parte da divisão de consultores do Grupo Safras há mais de 15 anos. Realiza palestras, seminários e consultorias por todo o país. É responsável pelo Departamento de Análise de Mercado do grupo.

Programação completa:

Curso ao vivo com interação em tempo real com o instrutor

1º MÓDULO

08h30 – Introdução
– Características da análise fundamental
– Cenário: variáveis pré-determinas e incertezas críticas
– El Nino” e “La Nina”: Efeitos dos fenômenos climáticos sobre a produção de arroz
– Análise de rentabilidade: Preços versus Custo de Produção
– Dinâmica da formação de preços: “de fora para dentro”
– Câmbio e preços internacionais: reflexos sobre o mercado doméstico
– Os fundamentos do mercado brasileiro e a formação de preços
– Efeito da sazonalidade de oferta sobre as cotações

10h00 – Intervalo

10h30 – Abordagem Macroeconômica
– A distribuição da produção mundial de arroz
– Produção – consumo mundial: “deficitários e superavitários”
– Distribuição continental: mapeamento dos principais players do mercado mundial
– Fluxo Internacional do arroz: mercados potenciais e principais concorrentes
– Sazonalidade de oferta versus preços
– Os fundamentos: oferta e demanda mundial
– Estados Unidos: Maiores exportadores extra-Ásia e referência para formação de preços
– A Bolsa de Chicago: indicadores técnicos e fundamentais
– Perspectivas de preços internacionais para a próxima temporada

12h00 – Debate

2º MÓDULO
08h30m – MERCOSUL: Parceiros ou Concorrentes?
– Características da produção e vantagens tributárias para fornecimento ao Brasil
– Argentina: reflexos das mudanças político-econômicas
– Uruguai: política de preços do maior exportador da América Latina
– Paraguai: de coadjuvante a protagonista entre os fornecedores de arroz ao Brasil
– Evolução da importação brasileira de arroz
– O bloco do MERCOSUL como polo exportador de arroz no mundo
– Evolução do abastecimento brasileiro de arroz
– Comércio internacional: a válvula de escape via exportações
– Fluxograma de abastecimento interno

10h00m – Intervalo

10h30m – Formação de Preços no Brasil
– Variáveis formadoras de preços
– Impacto dos preços internacionais: sazonalidade, correlação e coeficiente Beta (β)
– Análise da situação cambial brasileira e os reflexos sobre as cotações do arroz
– Mecanismos para se proteger diante das oscilações cambiais
– Intervenção governamental: PGPM
– Fundamentos: indicadores internos

12h00m – Debate

Condiçoes Comerciais
Cancelamento da Inscrição: Se o aluno não puder comparecer ao curso, um participante substituto poderá ser indicado em seu lugar. Se o pedido de cancelamento chegar por escrito com até 7 (sete) dias de antecedência, o reembolso financeiro será equivalente a 50% (cinquenta por cento) do valor pago. Não será aceito cancelamento posterior a este prazo.

Cancelamento do curso: Em caso de cancelamento ou mudança de data do curso por iniciativa de SAFRAS & Mercado, os alunos inscritos serão avisados com antecedência de 72 (setenta e duas) horas. O valor pago a título de inscrição será integralmente reembolsado.

Fone: (51) 3290 9200
WhatsApp: (11) 991 764 338
educacional@safras.com.br

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter