Satake desenvolve método de produção de pão com farinha de arroz
Como substituto do glúten, Satake se concentrou na pesquisa do polissacarídeo espessante.
A Satake Corp. desenvolveu um método de produção de pão com farinha de arroz que é capaz de produzir uma textura equivalente ao pão de farinha de trigo sem usar nenhum dos sete principais alérgenos, como o trigo, obrigatoriamente listada, junto com outros 21, em produtos alimentícios no Japão.
Pão de farinha de arroz foi estudado e desenvolvido em todo o Japão. Tradicionalmente, no entanto, o pão feito apenas com farinha de arroz tem uma viscosidade mais baixa do que com a farinha de trigo, portanto, precisava ser misturado com glúten derivado do trigo para fazer a massa crescer o suficiente para aquela textura parecida com o pão de trigo.
A Satake tem trabalhado para desenvolver um novo método de produção de pão de farinha de arroz tão saboroso quanto aqueles à base de trigo, em uma tentativa de contribuir para expandir ainda mais o consumo de arroz no Japão.
Como substituto do glúten, Satake se concentrou na pesquisa do polissacarídeo espessante. Após repetidas pesquisas para garantir sua eficácia e segurança, a Satake estabeleceu um método de fabricação para produzir pão que é tão caro quanto o pão de farinha de trigo comum. O método de produção está atualmente com patente pendente.
Este método exclusivo de produção de pão usa apenas farinha de arroz, açúcar, sal, óleo, fermento e polissacarídeo espessante. Como o pão não contém nenhum dos 28 ingredientes atualmente exigidos ou recomendados pela Agência Japonesa de Defesa do Consumidor para serem listados na embalagem do produto alimentício, os consumidores com intolerâncias alimentares, como alergia ao trigo, podem comer sem preocupações.
Ao assar, a massa atinge o mesmo nível do pão de farinha de trigo e tem uma textura fofa e leve. Isso permite que as famílias ou mesmo a indústria alimentícia e hoteleira sirvam o pão sem se preocupar com reações alérgicas. Além disso, a massa do pão da farinha de arroz é mais macia do que a da farinha de trigo e aumenta em menos tempo, o que significa que o tempo de produção pode ser reduzido em cerca de 50% quando comparado ao do pão de farinha de trigo – aproximadamente 120 minutos desde a mistura até o assado.
A Satake planeja fornecer o método e a tecnologia aos produtores de pão para promover o pão de farinha de arroz para refeições em hotéis / restaurantes, merendas escolares, rações de emergência e uma sexta industrialização utilizando arroz cultivado localmente.
1 Comentário
Excelente notícia para o aumento do consumo e da produção de arroz. Enquanto não chega ao Brasil essa tecnologia de produção do pão com 100% de farinha de arroz, já podemos fazer com mistura de 20% e o restante com trigo, que divulgamos no ano 2000, ou nas misturas para padarias de marcas tradicionais de agroindústrias gaúchas e catarinenses. Biscoitos, massas, ração, cervejas, sacos também são também possíveis!